Cultura aldeense anuncia atrações locais no Carnaval 2023

Os artistas e bandas locais terão destaque na programação do Carnaval 2023, em São Pedro da Aldeia. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, mais de 70 artistas foram selecionados e contratados via Chamamento Público para participar dos festejos deste ano, garantindo as apresentações no Centro e nos bairros. Entre as atrações musicais confirmadas estão o grupo Nada Igual, a banda Ramona Rox, o grupo Ibs 7, Junior Linhares, James, banda Auê e banda D’Aldeia e grupo Samba da Aldeia, além das bandas de fanfarra e de marchinha Charanga Carioca e Tamo Junto.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a execução do Edital de Chamamento Público foi fundamental para dar protagonismo aos artistas da cidade na maior festa popular do país. “A realização desse processo de seleção via Chamamento Público para o Carnaval é um movimento inédito no município. Essa iniciativa foi essencial para a democratização dos recursos públicos e, principalmente, na valorização dos artistas da nossa cidade, que merecem esse reconhecimento e destaque. Foram 74 artistas contratados por meio deste Edital somente para atuação no Carnaval, fora os artistas que já estão credenciados para atuação nos demais eventos da Secretaria ao longo do primeiro semestre. É um número muito expressivo de artistas e bandas locais, que agora terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho para o grande público e abrilhantar a nossa festa”, disse.

Nesta sexta-feira (17/02), a programação começa às 19h com o show do cantor James, que promete contagiar o público com muito pagode, axé, samba de raiz e sambas enredo. Enquanto isso, a animadora cultural Sheila Clemente vai oferecer contação de histórias e confecção de máscaras. Em seguida, às 20h30, o Baile de Máscaras vai tomar conta do palco trazendo animação cultural, brincadeiras e premiação para as melhores máscaras com a participação da animadora Elísia Jonshon e a apresentação da banda de marchinha Charanga Carioca. Às 22h, abrindo o show principal do grupo Pique Novo, o cantor Junior Linhares promete agitar o público com a mistura animada de sertanejo e axé.

Já no sábado (18/02), os atrativos da matinê infantil vão divertir a criançada, das 18h às 21h, até a terça-feira (21/02), trazendo brincadeiras, atividades recreativas, pintura artística e contação de histórias. Às 20h, o Bloco dos Bonecões estreia no carnaval com os bonecos gigantes que homenageiam personalidades que marcaram a história da folia aldeense. O bloco será acompanhado de uma banda de fanfarra, também selecionada via Edital de Chamamento, e desfila até a terça-feira de carnaval.

Ainda no sábado, a Secretaria de Cultura vai levar um aulão de dança para o palco, abrangendo o samba no pé, o samba de gafieira, a dança de salão, o frevo e o samba com dança do ventre. A atividade será conduzida por instrutores da Escola de Artes Municipal com a participação de alunos da escola, dançarinos do Ballet Municipal e convidados especiais na execução de performances e coreografias do momento. Abrindo o show principal da Mangueira, a banda de fanfarra “Tamo Junto” se apresenta logo após, às 22h30, unindo a tradição da fanfarra e o talento de instrumentistas da cidade e da região, com muito samba, frevo, axé, marcha rancho e forró.

No domingo (19/02), às 22h, o grupo Ibs 7, formado por Matheus Brito (percussão geral), Lori Rodrigues (vocal e cavaquinho) e Daniel Felipe (vocal), estreia no Carnaval aldeense apresentando um repertório eclético, sem deixar de lado o samba e o pagode. Às 00h, será a vez do grupo Nada Igual trazer a sua mistura de ritmos, com muito samba, pagode, piseiro, sertanejo, samba duro e micareta.

O grupo, formado por Vinicius Ribeiro (vocal), Rodrigo Pereira (percussão/surdo), Diego Silva (percussão/tantan) e Carlos Henrique da Silva (percussão/pandeiro), é sucesso na Região dos Lagos e já foi atração de destaque em grandes eventos do município. “Essa foi a primeira vez que participamos de um Edital de Chamamento Público, onde todos os artistas de São Pedro da Aldeia tiveram a chance de se inscrever para tocar na programação desse carnaval, que é um dos principais carnavais da Região dos Lagos. Para nós, é uma honra e um prazer mais uma vez poder estar tocando na nossa cidade e fazer a alegria dos nossos moradores e turistas”, destacou Vini, vocalista do Nada Igual.

Na segunda-feira (20/02), abrindo o show principal do cantor Tiee, a banda Auê comanda a festa no palco, a partir das 22h. Formada por Danny Cassilhas (vocal), Diego Feliciano (guitarra), Diogo Gonçalves (baixo), Raziel Leportié (teclado) e Alex Oliveira (batera), a banda promete levar um show divertido, resgatando sucessos do axé dos anos 90, misturados com o piseiro, o sertanejo, o pagode e hits de escolas de samba.

Na terça-feira (21/02), encerrando a programação de palco, às 22h, a banda D’Aldeia vai apresentar sucessos do axé retrô, do samba duro, do rock/pop e os hits do momento, sob o comando de Sérgio Cardoso e Mirella Rangel (vocal), Ricardo Ferreira (guitarra), Leandro Gonçalves (teclado) e Victor Silva (bateria), além de Leandro Rodrigues, Mário Andrade (Marão) e Naldinho Costa (Dico), na percussão. Em seguida, às 00h, a banda Ramona Rox vai levar o “carna rock” para o público do Centro. Composto por Amanda Mattos (vocal), Romullo Carvalho (vocal/violão), Carlos Lopes (violão/guitarra), Fagner Fernandes (cajon/batera) e Adriano Marcel (contrabaixo), o conjunto vai apresentar uma mistura equilibrada de sucessos das rádios e versões exclusivas de clássicos do rock/pop dos anos 80 e 90.

Atrações nos bairros

Garantindo a folia nos bairros, a Secretaria de Cultura também contratou, via Edital, um time de DJ’s e um quinteto de samba, além da banda de fanfarra Tamo Junto, que vão animar a festa dos foliões na Praia da Pitória, no Porto da Aldeia, e no bairro Baixo Grande, na Rua Antônio Soares dos Santos (próximo à unidade de saúde). A lista de atrações inclui apresentações dos DJ’s Felipe Paço, Vanessa Dias, Delta7 e Alex Medeiros, que irão se revezar nos bairros e também nas apresentações no palco principal do Centro.

Na Praia da Pitória, o grupo Samba da Aldeia vai levar um repertório variado, composto por clássicos do samba de raiz e do pagode nacional. O quinteto é composto pelos músicos Diego Santos (violão & voz), Alê Poeta (repique e voz); Fabrício Reis (pandeiro e voz), Mário Patti (surdo) e Eduardo Freitas (cavaquinho e voz). A banda de fanfarra Tamo Junto também vai marcar presença na Praia da Pitória e no Baixo Grande, levando o ritmo das tradicionais marchinhas.

Músicos da banda de fanfarra Tamo Junto e do grupo Samba da Aldeia também vão garantir a folia nos bairros
Fotos:
Divulgação

Confira a programação atualizada do Carnaval 2023:

➡ Sexta-feira (17/02) – Abertura oficial

Blocos de rua:

19h às 21h – Bloco Vai Quem Quer – Praça da Ponta do Ambrósio

21h às 00h – Bloco Cupido – Rua Francisco Araújo (São João).

23h às 02h – Bloco Sou Tainha, Já Fui Piranha – Casa Dr. Edmundo (Centro)

Atrações do Centro:

19h às 20h30 – Show do cantor James – Praça da Matriz (Centro)

20h30 às 21h30 – Baile de Máscaras – Praça da Matriz (Centro)

22h – Show do cantor Junior Linhares – Praça da Matriz (Centro)

00h – Show do grupo Pique Novo – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Felipe Paço – palco principal do Centro (noite)

➡ Sábado (18/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

13h às 15h – Bloco GPAM Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Bloco Esquenta na Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Apresentação do DJ Felipe Paço – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

17h às 19h – Bloco Aperta Que Dá – Sudoeste/Amendoeira (Praia do Sudoeste)

18h30 às 21h30 – Bloco As Poderosas – Rua Amélio Soares dos Santos (bairro Baixo Grande)

20h às 00h – Bloco Boleiro – Rua Lafayete Cardoso da Fonseca, na altura do nº 60 (Ponta do Ambrósio).

21h às 23h – Apresentação do DJ Delta7 – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

22h às 00h – Bloco Trem dos Sequelas – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

Atrações do Centro:

18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

21h30 às 22h30 – Aulão de samba, dança de salão e danças populares – Praça da Matriz (Centro)

22h30 – Show com banda de fanfarra “Tamo Junto” – Praça da Matriz (Centro)

00h – Bateria da Mangueira – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Vanessa Dias – palco principal do Centro (noite)

➡ Domingo (19/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

11h às 14h – Bloco Arrastão do BG – Campo de Futebol Brasil (Baixo Grande)

12h30 às 15h30 – Bloco das Piranhas – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h30 às 17h30 – Bloco Ipê – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

17h às 20h – Bloco Pesquei na Proa e Virei Piranha – Sudoeste/Praia da Baleia (Baleia)

18h às 20h – Bloco da Paz – Rua Francisco Santos, na altura do nº 720 (Estação)

20h30 às 22h30 – Bloco Vai Quem Quer – Praça da Ponta do Ambrósio

21h às 23h – Bloco Boi Bandido – Praça do Poço Fundo (Poço Fundo)

21h às 23h – Apresentação do DJ Alex Medeiros – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

22h às 00h – Bloco Sunset – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

00h às 02h – Bloco Carnagay – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

Atrações do Centro:

18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

22h – Show do grupo Ibs 7 – Praça da Matriz (Centro)

00h – Show do grupo Nada Igual – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Delta7 – palco principal do Centro (noite)

➡ Segunda-feira (20/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

13h às 15h – Bloco GPAM Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Bloco Maracatu Ventarolas/Afoxé Fiderioman– Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Apresentação do grupo Samba da Aldeia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

17h às 20h – Bloco Bora Billy – Praia do Sudoeste

21h às 23h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

21h30 às 23h30 – Bloco Mistura de Raça – Praça/DPO (bairro São João)

00h às 02h – Bloco Gago Folia – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

Atrações do Centro:

18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

22h – Show da banda Auê – Praça da Matriz (Centro)

00h – Show do cantor Tiee – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Alex Medeiros – palco principal do Centro (noite)

➡ Terça-feira (21/02) – Encerramento

Blocos de rua e atrações nos bairros:

12h30 às 15h30 – Bloco das Piranhas – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h às 17h – Apresentação da DJ Vanessa Dias – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

15h30 às 17h30 – Bloco Ipê – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

18h às 21h – Bloco Império do Boqueirão – Sudoeste/Amendoeira (Praia do Sudoeste)

21h às 23h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

Atrações no Centro:

18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

22h – Show da banda D’Aldeia – Praça da Matriz (Centro)

00h – Show da banda Ramona Rox – Praça da Matriz (Centro)

DJ Felipe Paço – palco principal do Centro (noite)

➡ Quarta-feira (22/02)

Blocos de rua:
13h às 17h – Bloco R. Cansada – Quiosque/Praia do Balneário (Balneário São Pedro)

16h às 18h – Bloco Tainha Escalada com Batata – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso