Estrutura para o Carnaval 2023 começa a ser montada em São Pedro da Aldeia

Falta pouco para a abertura do Carnaval 2023 e as equipes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia seguem trabalhando na montagem da estrutura para os cinco dias de folia. Na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro, o palco principal já começou a ser instalado, bem como as tendas que vão comportar as equipes plantonistas da Saúde, Assistência Social, Turismo e os participantes da Matinê Infantil. Este ano, o carnaval aldeense terá como shows principais o cantor Tiee, o grupo Pique Novo e a bateria da Mangueira. Confira a programação completa abaixo.

O palco principal vai contar com uma estrutura composta por camarins, geradores de energia, torre de delay, sistemas de iluminação e sonorização, além de cercas disciplinadoras e banheiros químicos alocados em pontos estratégicos. Ainda no Centro, a Avenida São Pedro ganhou ornamentação temática com o tema do Carnaval deste ano, “Reencontro com a Alegria”, em homenagem ao retorno da folia após dois anos sem festejos no município, devido à pandemia da Covid-19.

O prefeito Fábio do Pastel destacou o empenho da gestão na retomada da festa popular. “O Carnaval de São Pedro da Aldeia é uma comemoração linda e voltada para a família, então todas as nossas equipes estão se dedicando para promover uma festa alegre e segura. São meses de trabalho para a realização do primeiro carnaval após a pandemia da Covid-19 e tenho certeza que será um sucesso”, destacou.

Próximo ao palco do Centro, a Secretaria Municipal de Saúde vai levar uma equipe de serviço especializado, com cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, manutenção, motorista, maqueiro e auxiliar de serviços gerais, que atuarão em regime de plantão de sexta a terça-feira, das 20h às 3h. Haverá tenda climatizada preparada para atender as demandas de primeiros socorros, disponibilizando atendimentos como sutura, administração de medicamentos e curativos, além de um leito preparado para uma possível emergência, atendendo ao novo protocolo de eventos de grande e médio porte.

A estrutura do posto médico também será composta por duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Ambulâncias volantes também estarão presentes nos bairros, garantindo o suporte básico à população durante os desfiles dos blocos carnavalescos.

Tendas já começaram a ser instaladas no Centro da cidade
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Durante todo o carnaval, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também estará presente na tenda “S.O.S Crianças”, promovendo atendimentos para identificação das crianças através de pulseirinha. O serviço será prestado de sexta a terça-feira, das 18h às 22h, e a orientação é que os pais e responsáveis levem as crianças ao espaço assim que chegarem. A tenda também funcionará como um ponto de apoio em caso de crianças perdidas.

Cerca de 30 profissionais estarão envolvidos na ação, entre técnicos e auxiliares de apoio da Assistência Social. “Na oportunidade, estaremos partilhando o espaço da tenda com a Patrulha Maria da Penha, que estará realizando a divulgação do seu serviço e a entrega de um abanador da campanha ‘Não é Não’, onde constam os principais contatos, caso uma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência”, ressaltou a diretora do Departamento de Direitos Humanos da pasta, Luciana de Oliveira.

A Secretaria de Turismo também estará presente no Centro com uma tenda especialmente dedicada aos visitantes, prestando informações turísticas e dicas para quem deseja aproveitar ao máximo os atrativos da cidade. No local também será instalado um espaço instagramável, onde os foliões poderão tirar fotos. “Será uma eficiente e gratuita estratégia de divulgação da nossa cidade no cenário turístico. Além da mídia espontânea, será uma excelente forma de estarmos mais próximos dos nossos visitantes”, destacou a secretária municipal de Turismo, Cláudia Tinoco.

Na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia, e na Rua Antônio Soares dos Santos, no Baixo Grande, a prefeitura também começou a instalar tendas e tablados para as apresentações musicais com a participação de artistas locais, selecionados e contratados via Chamamento Público da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação completa do carnaval 2023 em São Pedro da Aldeia:

Sexta-feira (17/02) – Abertura oficial

Blocos de rua:

• 19h às 21h – Bloco Vai Quem Quer – Praça da Ponta do Ambrósio
  • 21h às 00h – Bloco Cupido – Rua Francisco Araújo (São João).
  • 23h às 02h – Bloco Sou Tainha, Já Fui Piranha – Casa Dr. Edmundo (Centro)

Atrações do Centro:

• 19h às 20h30 – Show com banda local – Praça da Matriz (Centro)
  • 20h30 às 21h30 – Baile de Máscaras – Praça da Matriz (Centro)
  • 22h – Show com banda local – Praça da Matriz (Centro)
  • 00h – Show do grupo Pique Novo – Praça da Matriz (Centro)

Sábado (18/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

• 13h às 15h – Bloco GPAM Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)
  • 15h às 17h – Apresentação musical com artista local – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)
  • 15h às 17h – Bloco Esquenta na Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)
  • 17h às 19h – Bloco Aperta Que Dá – Sudoeste/Amendoeira (Praia do Sudoeste)
  • 18h30 às 21h30 – Bloco As Poderosas – Rua Amélio Soares dos Santos (bairro Baixo Grande)
  • 20h às 00h – Bloco Boleiro – Rua Lafayete Cardoso da Fonseca, na altura do nº 60 (Ponta do Ambrósio).
  • 21h às 23h – Apresentação musical com artista local – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)
  • 22h às 00h – Bloco Trem dos Sequelas – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

• 20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)
  • 21h30 às 22h30 – Aulão de samba, dança de salão e danças populares – Praça da Matriz (Centro)