Cultura celebra o Dia da Consciência Negra com Feira Itinerante

Os moradores do bairro Botafogo, em São Pedro da Aldeia, poderão curtir uma programação especial nesta sexta-feira (18). A terceira edição da Feira Cultural Itinerante vai animar a praça do distrito a partir das 14h com programações artísticas, culturais e de entretenimento gratuito para a população, tendo em foco o Dia da Consciência Negra. O evento é promovido pela Prefeitura aldeense por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de levar arte, diversão e lazer para os bairros da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o projeto. “A Feira é uma iniciativa que envolve muitos agentes culturais em nossa cidade, ao mesmo tempo que proporciona ao cidadão o acesso à arte de forma gratuita. Através deste evento podemos valorizar o artista local e também a cultura – em suas diversas formas de expressão – que é produzida em São Pedro da Aldeia. Temos uma celebração para toda a família e a oportunidade de enaltecer os valores aldeenses, e ainda homenagear esta data tão importante para o povo brasileiro”, disse.

Ao longo da programação, o público também poderá conferir peças produzidas por artesãos da cidade, que estarão à venda durante a exposição. O cronograma de atrações  inclui ainda apresentações do Ballet Municipal, Orquestra, apresentação com fantoche e a presença da Escola de Artes Municipal com a Dança Afro.

A música ao vivo é também um grande destaque na programação da feira. Nesta edição, a banda Eles&Ela abre as apresentações musicais e alegra os visitantes no primeiro momento, com muito samba raiz.

Banda Eles&Ela | Foto: Divulgação

Ao entardecer, a banda Evidance assume os palcos e agita a galera com mais samba, xote e música pop.

Banda Evidance | Foto: Divulgação

E, para encerrar os shows de música ao vivo, Danny Cassilhas entoa os clássicos da MPB e da Bossa Nova com a banda Brasilidade.

Banda Brasilidade | Foto: Divulgação

Confira a programação na íntegra:

• Samba de raíz – Banda Eles&Ela
  • Feijoada
  • Contação de história com Fantoche – Conto africano “Ubuntu”
  • Orquestra Sons da Aldeia – Samba instrumental
  • Grafite e a Cultura Urbana
  • Dança afro
  • Banda Evidance
  • Filme Rosa: Documentário sobre Rosa Geraldada Silveira
  • Ballet Municipal – crítica ao racismo
  • Pintura artística afro
  • Capoeira
  • Artesanato local
  • Banda Brasilidade

O cronograma de atrações inclui ainda apresentações de samba de raiz, feijoada, dança afro, capoeira, grafite e elementos da cultura urbana, Ballet Municipal, Orquestra Sons da Aldeia, apresentação com fantoche, pintura artística afro, exibição do filme documental ROSA, a presença da Escola de Artes Municipal com a Dança Afro.