Cultura promove ensaio aberto da Orquestra Sons da Aldeia nesta quarta-feira (15)

Com o objetivo de fomentar as visitações na Casa do Artesão, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promove, nesta quarta-feira (15/03), o primeiro ensaio aberto da Orquestra Sons da Aldeia. A performance terá início às 18h30, ocupando o espaço do centro de referência do artesanato municipal, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a proposta é divulgar a Casa do Artesão como um dos principais pontos turísticos e culturais do município. “A ideia é que possamos reunir esses dois atrativos culturais: a Casa do Artesão e a Orquestra Sons da Aldeia, trazendo, assim, um movimento maior para o espaço de artesanato. O ensaio aberto é o momento em que a população e os visitantes da Casa terão a oportunidade de conhecer a Orquestra e prestigiar os nossos talentos locais”, disse.

Ensaio aberto vai reunir músicos integrantes da Orquestra Sons da Aldeia
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Composto por quase 30 instrumentistas, o conjunto vai trabalhar durante o ensaio o clássico “Skyfall”, música tema do filme 007, da franquia cinematográfica de James Bond, e a célebre canção de abertura do filme “Homem-Aranha: de volta ao lar”.

Formada há pouco mais de três meses, a Orquestra Sons da Aldeia é uma ação inédita lançada pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizada por meio de um Edital de Chamamento Público. O projeto foi criado para difundir a arte da música instrumental no município e reúne alunos dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres. Semanalmente, os aprendizes recebem aulas gratuitas de prática instrumental no polo de formação do bairro São João.

Sobre a Casa do Artesão

A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia é parada obrigatória para o turista ou morador que deseja valorizar a arte aldeense. O local é o centro de referência do artesanato municipal e representa um ponto importante de apoio e incentivo aos artesãos da cidade, além de ser um espaço seguro para compras e lazer. O espaço conta com 20 boxes e abriga, em média, 50 artistas locais.

Localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade, a Casa do Artesão fica aberta de terça a domingo, das 17h às 22h, em um espaço amplo e confortável. O local oferece diversas opções para quem deseja guardar lembranças da cidade ou presentear amigos e familiares. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias, macramê, crochê, mosaicos, produtos em MDF, feltro, material reciclado e bonecas de pano.