Escola de Artes anuncia vagas remanescentes para oficinas gratuitas de música, cinema, teatro e dança

A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia está com vagas abertas para oficinas gratuitas de violão, teatro, dança de salão, danças urbanas, ritmos, cinema e ballet clássico para diferentes faixas etárias. As inscrições são para vagas remanescentes – aquelas que não foram preenchidas após o fim do período de matrículas. Os interessados devem comparecer à sede da unidade e apresentar cópias dos documentos do RG e CPF (do aluno e do responsável), cópia do comprovante de residência atualizado, Declaração Escolar e duas fotos 3×4. A secretaria escolar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.

No caso da oficina de violão, podem se inscrever crianças e adolescentes de 13 a 17 anos. Durante as aulas, os alunos aprendem os principais acordes e técnicas de execução de ritmo (arpejos e técnicas de palhetada); escrita musical (cifras, tablatura e partitura); composição musical e introdução a escalas e intervalos.

Na oficina de teatro, há vagas em turmas na faixa etária entre 10 e 17 anos. As aulas trabalham a expressão oral e corporal; criações cênicas e exercícios práticos que estimulam a criatividade, a imaginação e a integração do grupo, além de jogos teatrais e atividades dramáticas e lúdicas.

Para alunos a partir de 18 anos, também há vagas abertas para a dança de salão, que envolve o ensino das técnicas básicas de ritmos populares variados, como o forró, o soltinho, o samba e o bolero.

Já a oficina de danças urbanas oferece vagas remanescentes nas categorias infantil, juvenil e adulto, com turmas a partir de 8 anos. O conteúdo programático inclui introdução aos passos básicos de ritmos como o axé, o funk e o hip-hop.

A oficina de ballet clássico, voltada a alunos de 12 a 17 anos, trabalha técnicas de coordenação motora, postura corporal, barra completa, elaboração de sequências coreográficas, alongamento, flexibilidade e musicalidade.

Na oficina de cinema, os alunos aprendem a linguagem técnica do cinema e do audiovisual, incluindo conhecimentos sobre elaboração de roteiro, decupagem, iluminação, produção e pós-produção, com foco no uso do celular.

Para alunos a partir de 13 anos, a Escola de Artes Municipal também está com vagas abertas para a oficina de dança ritmos, que trabalha movimentos do funk, do charme e do samba, com ênfase na atividade aeróbica.

A Escola de Artes Municipal fica localizada na Rua Francisco dos Santos Silva, nº 555 (fundos do Teatro), no bairro Nova São Pedro. Sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, o espaço atua, anualmente, na formação artística de centenas de crianças, jovens e adolescentes da cidade, por meio da oferta de oficinas livres.

Escola de Artes fica localizada no bairro Nova São Pedro
Raíra Morena/Divulgação PMSPA