Cultura promove reunião de alinhamento com artistas da Casa do Artesão

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia realizou, esta semana, uma reunião de alinhamento com artistas da Casa do Artesão. A iniciativa teve como objetivo traçar metas conjuntas e estreitar o relacionamento com os profissionais atuantes no espaço, que este ano passou a integrar o quadro de equipamentos culturais da pasta. Cerca de 30 artesãos compareceram ao encontro e tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões.

Criada pela Lei nº 1.608/2002, a Casa do Artesão funciona como o centro de referência do artesanato municipal, abrigando trabalhos de cerca de 50 artesãos da cidade. No espaço, os visitantes podem adquirir uma variedade de produtos artesanais, como bijuterias, macramê, crochê, mosaicos, produtos em MDF, feltro, material reciclado e bonecas de pano.

A proposta, segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, é ocupar o espaço com programações culturais periódicas. “Essa reunião foi um momento importante não só para a apresentação da nossa proposta de trabalho, mas, principalmente, para ouvir e entender quais são as demandas dos artesãos da Casa, que agora faz parte do nosso quadro de equipamentos. A intenção é que possamos traçar um planejamento conjunto que proporcione a ocupação do espaço com atrativos culturais, como eventos oficinas, que vão contribuir para fomentar as visitações e dar visibilidade ao artesanato local”, disse.

Durante a reunião, os artesãos também tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões
Foto: Giselle Lima/Divulgação PMSPA

A secretária municipal de Turismo, Cláudia Tinoco, também esteve presente. “Estive presente na reunião para passar oficialmente o comando para a Secretaria Municipal de Cultura, por entender que a atividade deve ser administrada pelo responsável pela Cultura da cidade. A Secretaria de Turismo irá contribuir para agregar valor ao espaço transformando-o num produto turístico”, reforçou.

Artesã há 20 anos, Ana Lídia dos Santos é integrante da Associação de Artesãos de São Pedro da Aldeia e uma das profissionais atuantes no espaço. “Fiquei muito feliz e agradecida com a chegada da Secretaria de Cultura. Tenho acompanhado com admiração o trabalho que o secretário Thiago vem realizando. Como artesã, me senti muito acolhida e abraçada pela equipe. A nossa expectativa é a melhor possível, tenho certeza que a Cultura vai fazer muito por nós. Toda a Associação está amando”, destacou a moradora do Balneário Santa Maria, especialista na confecção de peças com escama de peixe.

Localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade, a Casa do Artesão fica aberta de terça a domingo, das 17h às 22h. O encontro também contou com a presença da coordenadora municipal do artesanato, Karoline Giordano, servidora da Secretaria de Cultura.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso