Dia do Artesão é marcado por programação cultural em São Pedro da Aldeia

O Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, foi comemorado com muita música, dança e poesia em São Pedro da Aldeia. Sob a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, a Casa do Artesão recebeu uma programação especial, no último sábado (18/03), envolvendo apresentações de música, dança e poesia com a participação dos artesãos do espaço, artistas convidados e servidores da pasta. Além de celebrar a data, as atividades culturais tiveram como objetivo fomentar as visitações no centro de referência do artesanato municipal.

Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, parabenizou os trabalhadores artesanais e reforçou as propostas da pasta para a gestão do espaço, que este ano passou a integrar o quadro de equipamentos da Secretaria de Cultura. “Esse momento de troca, confraternização e integração é muito importante não só entre os artesãos, mas também para nós, da gestão pública. Temos muitas propostas para a Casa do Artesão e queremos, cada vez mais, fortalecer o nosso diálogo. Foi muito bacana ver a participação não só dos profissionais da Casa do Artesão, mas também dos artesãos de fora, de vários bairros, que inclusive tem participado das nossas Feiras Culturais”, disse.

A coordenadora do artesanato municipal, Karol Giordano, a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, e o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, abriram o evento
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

O trabalho de articulação e acolhimento junto aos artesãos aldeenses tem sido acompanhado de perto pela coordenadora do artesanato municipal, Karol Giordano, que também esteve presente no evento. “Fico muito feliz de poder conduzir esse trabalho dentro da Secretaria de Cultura, desde 2022, com a exposição Artes da Aldeia na Casa da Cultura e depois com a chegada do programa estadual de Fortalecimento do Artesanato Fluminense. O artesanato é um segmento muito forte e tradicional na nossa cidade e merece ser valorizado. Por isso, a nossa proposta tem sido fortalecer esse contato e incentivar a participação dos artesãos nos nossos eventos culturais, trazendo visibilidade para eles”, destacou a servidora.

Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Durante o evento, os artesãos presentes receberam uma lembrança e puderam curtir as atrações preparadas pela Secretaria de Cultura. A programação contou com a recitação da poesia “O artesanato é a poesia das mãos”, de Eloisa Rocia, conduzida pelo artista Fabiano Aciolly, colaborador da Cultura, além das apresentações do corpo de Ballet Municipal, acompanhado do coordenador e coreógrafo Ramirez Menezes. Ao som de Chico César, as performances dos bailarinos exaltaram a figura da Mulher Rendeira e da Folia de Reis e também trouxeram uma mensagem de combate à violência contra a mulher.

A programação musical contou com a participação especial da diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, no violoncelo, e da cantora e professora de canto Vivia Máris, acompanhada de seu aluno Diego Guimarães, além de Thiago Marques no piano. O repertório incluiu sucessos da Música Popular Brasileira (MPB). O evento contou ainda com uma apresentação de dança cigana protagonizada pelos artistas João Semeraro e Marisse Santiago, fundadores do grupo “Ciganeando Por Aí”, que já existe no município há quatro anos.

Uma das artesãs mais antigas da Casa, Guimar Pereira participou da programação. “Ficamos muito emocionadas com o carinho e o apoio da Secretaria de Cultura. Nunca havíamos recebido uma comemoração como essa pelo Dia do Artesão e nós amamos. Foi um evento maravilhoso e nós, artesãos, nos sentimos privilegiados e valorizados. Fico muito agradecida pela homenagem”, ressaltou.

Moradora do bairro Porto da Aldeia, a presidente da Associação dos Artesãos de São Pedro da Aldeia, Rita Bittencourt, comemorou a chegada da programação. “Foi maravilhoso, um verdadeiro espetáculo e também contribuiu muito para que os artesãos pudessem vender mais. Nós estávamos precisando dessa movimentação na Casa. A Secretaria de Cultura está de parabéns. Que venham mais eventos como esse”, disse a artesã.

Integrante do coletivo das Bordadeiras de São Pedro da Aldeia, Rosângela Guimarães também marcou presença. “O evento transcorreu em clima de muita alegria e descontração. Só temos a parabenizar e agradecer o secretário Thiago e toda a equipe da Secretaria de Cultura por nos proporcionar momentos como este, que valorizam e mostram os belíssimos trabalhos dos artesãos de São Pedro da Aldeia”, destacou.