Escola de Artes celebra Dia da Dança Árabe com homenagem em vídeo

Para marcar o Dia da Dança e da Música Árabe, celebrado neste sábado (25), a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia produziu uma homenagem especial em vídeo, que já está disponível para acesso gratuito no canal da unidade no Youtube (clique AQUI para acessar). O trabalho audiovisual foi conduzido pela instrutora Ana Thereza Rebello em conjunto com 12 alunas da oficina de dança do ventre – uma das modalidades artísticas oferecidas gratuitamente pela Escola de Artes Municipal.

Vídeo comemorativo apresenta as dançarinas do ventre da Escola de Artes, as chamadas “belly dancers”
Foto:
Arquivo/Reprodução

A homenagem em vídeo é mais uma iniciativa da Escola, que desde o último ano, devido à pandemia, vem adaptando suas atividades curriculares ao ambiente virtual. O vídeo foi produzido com o objetivo de estimular a prática e fazer uma retrospectiva da oficina de dança do ventre. A modalidade tem forte influência da cultura árabe e, segundo Ana Thereza, teve efeitos muito positivos para a saúde e bem-estar das alunas durante o isolamento social.

Homenagem resgata imagens das aulas de dança do ventre na sede da Escola de Artes
Foto:
Arquivo/Reprodução

“Reconheço, admiro e parabenizo os esforços de todas as alunas que não pararam de dançar e praticar, mesmo durante a pandemia. Com o período de isolamento, tivemos que nos adaptar e entender que a dança do ventre não precisa acontecer apenas em sala de aula. Em nossas videoaulas e atendimentos virtuais, as alunas relatam um verdadeiro encontro consigo mesmas, dançando pelo gosto, pela sensação de se sentirem vivas e livres. Esse vídeo comemorativo demonstra a dedicação desse grupo de mulheres para além da técnica, mas principalmente pela celebração do amor por essa dança milenar”, conta a instrutora.

Ana Thereza Rebello e alunas durante a oficina de dança do ventre
Foto:
Arquivo/Reprodução

Praticada há 6 mil anos e reconhecida atualmente como uma dança folclórica árabe, a dança do ventre é composta por uma série de movimentos vibrantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. A modalidade explora movimentos circulares dos quadris e desenvolve o equilíbrio por meio de um delicado balé das mãos. “Quando dançamos, usamos o corpo como instrumento musical. Nos entregamos ao vento e ao ritmo”, lembra Ana.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso