Exposição “Memórias do Carnaval” termina nesta quinta-feira (17) em São Pedro da Aldeia

Termina, nesta quinta-feira (17), a exposição “Memórias do Carnaval”, em cartaz na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. A mostra reúne 90 anos da história da folia na região, representados em imagens de arquivo, fotografias, escritos, fantasias, adereços, abadás e nos tradicionais personagens gigantes do Bloco dos Bonecões, fundado há 20 anos no município. A entrada é gratuita até esta quinta, das 9h às 17h.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição traz a atmosfera dos antigos bailes de máscaras e remonta a década de 1930, quando foi fundado o primeiro bloco carnavalesco de São Pedro da Aldeia, Os Camisolas. Em um passeio histórico, os visitantes podem conhecer um pouco da trajetória de alguns dos mais tradicionais blocos da cidade, como “do Ipê”, “das Piranhas”, “do Foxo Queimado”, “Sou Tainha, Já Fui Piranha” e muitos outros.

Para matar a saudade: visitantes podem assistir cenas de alguns dos principais blocos carnavalescos aldeenses
Raíra Morena

Seis Bonecões, que compõem um dos blocos mais antigos de São Pedro da Aldeia, também ganharam destaque especial na decoração montada da Casa da Cultura. Completando 20 anos de criação em 2022, o bloco anualmente desfila acompanhado de uma bandal, ao som de marchinhas e sambas-enredo que contagiam os foliões.

Em visita ao espaço, o idealizador do bloco, Francisco Cantarelli, falou com carinho da iniciativa, que ajudou a consagrar o carnaval aldeense como o “carnaval da família”. “Para mim é um prazer e uma satisfação poder rever esses Bonecões. Em 2002, quando criamos esse bloco, nós pensamos no retorno às tradições e em tornar o carnaval do município um atrativo turístico. É uma alegria muito grande saber que esse legado se perpetuou, cresceu e se fortaleceu. Sinto muita saudade dos Bonecões e espero que essa pandemia passe, para que todos possamos viver novamente esses momentos de encanto e tradição, que são marcas registradas do carnaval de São Pedro da Aldeia”, disse.

Francisco Canteralli (ao centro) foi recebido pelo secretário e pela diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima
Raíra Morena

Atual presidente d’Os Camisolas e uma das personalidades retratadas no Bloco dos Bonecões, Sandra de Badu também fez questão de prestigiar o evento. “Fiquei muito emocionada e feliz quando cheguei aqui e quero parabenizar a equipe da Cultura por essa iniciativa. A exposição está linda, resgatando as memórias do carnaval de São Pedro da Aldeia, que sempre foi o melhor da nossa região e continua sendo”, comentou.

Outros destaques da mostra são os adereços e peças de vestuário luxuosas que já brilharam em escolas de samba de Cabo Frio e nos desfiles das campeãs do Rio de Janeiro, como Portela, Imperatriz, Beija-Flor e Vila Isabel. Para a montagem da exposição, a Secretaria de Cultura contou com a colaboração de carnavalescos da região e organizações parceiras, dentre elas a Liga dos Blocos Carnavalescos de São Pedro da Aldeia; a Associação dos Blocos Carnavalescos (Abaccaf) e a Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio; os blocos Acadêmicos da Diversidade, Acadêmicos do Jardim Esperança e Flor da Passagem, também de Cabo Frio; e a M. M. Eventos, empresa organizadora do concurso Miss & Mister São Pedro da Aldeia.

De passagem pelo município, a servidora pública federal Samira Silos Batista, de São Gonçalo-RJ, aproveitou para fazer sua primeira visita à Casa da Cultura, junto com o filho, o pequeno Miguel, de 7 anos. “Não conhecia a Casa e nem a história do carnaval daqui, fiquei encantada. Meu filho tem hidrocefalia e autismo e se divertiu muito. Foi um passeio muito enriquecedor, o espaço está lindo e a ala infantil ficou muito agradável”, destacou a visitante.

Samira Silos e o pequeno Miguel curtiram o passeio na Casa da Cultura
Raíra Morena

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

Exposição termina nesta quinta-feira (17)
Giselle Lima