Feira Cultural Itinerante leva atrações gratuitas para o bairro Baixo Grande

A programação da Feira Cultural Itinerante segue levando diversão, arte e cultura para os bairros de São Pedro da Aldeia. Na última semana, o evento chegou à Praça Luiz Pereira dos Santos, no bairro Baixo Grande, oferecendo apresentações artísticas e diversas atividades gratuitas para a população local. As atrações envolveram música ao vivo, dança, capoeira e animação cultural, além da feira de artesanato. A programação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontece uma vez por mês em diferentes localidades.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou mais uma edição de sucesso. “A cada edição da feira, temos tido um retorno muito positivo da população e dos próprios artistas envolvidos. Já passamos pelo Centro, Porto da Aldeia, Botafogo, Baleia, bairro São João e agora pelo Baixo Grande, ocupando as praças e espaços públicos com artesanato, música, dança e teatro em uma série de apresentações protagonizadas por artistas locais e pelos nossos equipamentos culturais”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou mais uma edição do evento itinerante
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Durante o evento, dezenas de peças artesanais, como acessórios, artigos de decoração e roupas, ficaram em exposição e à venda no espaço. Os trabalhos foram confeccionados por artesãs locais, dentre elas Deise Gomes, artesã atuante há mais de 10 anos no município. “É a primeira vez que participo da Feira Cultural Itinerante e achei muito bacana essa troca com o público. Aqui, eles podem ver as peças de perto e interagir com a gente. Isso é muito importante para nós, porque valoriza o nosso trabalho. A Cultura está de parabéns”, destacou a empreendedora.

Quem também levou seus trabalhos pela primeira vez para a feira foi a artesã Jordelaine de Andrade, que compareceu acompanhada da filha, Lívia Souza, de 14 anos. “Minha filha foi minha grande incentivadora nesse mundo do artesanato. Começamos a produzir em casa, para a família e por encomenda, e há um ano nós temos investido na divulgação desse trabalho também nas redes sociais. É a primeira vez que participamos da feira e eu fico muito feliz em ver esse investimento na Cultura. Eu vejo essa iniciativa como algo muito importante, porque é uma forma de ajudar as artesãs a divulgarem os seus trabalhos e, ao mesmo tempo, levar apresentações culturais para todos”, disse.

Moradores do Baixo Grande, a família Pereira celebrou a chegada do evento na praça do bairro. “É a primeira vez que a gente vê uma movimentação como essa no bairro e nós adoramos. A gente sentia falta de uma programação como essa e é bom que incentiva também os moradores a se interessarem pela arte. A organização também foi excelente”, comentou Cíntia, que compareceu ao lado do marido William e do filho Pietro, de três anos.

Moradores do Baixo Grande, a família Pereira celebrou a chegada do evento no bairro
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Célio Viana também é morador do bairro e acompanhou de perto a programação. “Eu adorei, foi um evento maravilhoso, espetacular. Nunca teve isso no nosso bairro. A Prefeitura e a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia estão de parabéns e, com certeza, estarei presente em todas as feiras que eu tiver oportunidade”, disse.

Na oportunidade, o público pôde curtir apresentações de capoeira com o coletivo cultural Vadeia Aldeia, um dos contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, que abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas, bandas e coletivos do município. “Trouxemos os aspectos da bateria da capoeira de Angola e a prática do jogo, como resultado da harmonia da bateria, que é o jogo brincado. Estamos bem felizes de participar desse evento e poder colocar a Cultura para a frente na nossa cidade. Ter essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho, em um espaço público pronto para acolher o nosso movimento, é muito importante”, destacou o mestre Hugo Amendoim.

Outro destaque da programação foi a performance de ballet clássico com a bailarina solista Cristtal Britto, também contemplada pelo Edital, apresentando uma adaptação de um dos temas do célebre “O Quebra-Nozes”. “Nós, que trabalhamos com arte, sabemos o quanto é difícil ter essa visibilidade e eu fico emocionada em ver que a Cultura está dando esse espaço para nós.  Agradeço muito à Secretaria por essa chance de mostrar a arte que está dentro da gente”, disse.

Na ocasião, o Ballet Municipal apresentou, ainda, a performance “Combate”, com coreografia de jazz dance assinada pelo coordenador do equipamento Ramirez Menezes. Para a criançada, a animação foi garantida com a presença da personagem “Emília”, a famosa boneca do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, criada por Monteiro Lobato, interpretada pela animadora cultural Nina Jonshon.

O evento foi encerrado em grande estilo com as apresentações da Orquestra Sons da Aldeia, com a participação especial do tenor Donati Fogaça na interpretação do clássico italiano “Com Te Partirò”, de Andrea Bocelli. A programação musical contou, ainda, com os shows da banda Carla Paz & Trio Bossa Jazz, formada por Carla Paz (voz), Joabe Oliveira (bateria), Kalebio Silva (vocal/ guitarra) e Edson Santos (baixo), e do grupo de pagode Ibs7, composto por Matheus Brito (percussão geral), Lori Rodrigues (vocal e cavaquinho) e Daniel Felipe (vocal). As bandas também foram contempladas pelo Edital nº 01/2023.

Clique AQUI para conferir a galeria de fotos do evento.