Feira Cultural leva música, dança e artesanato para a praça da Baleia

A 5ª edição da Feira Cultural Itinerante chegou à praça da Baleia na última sexta-feira (24/03) com uma programação recheada de atrativos para toda a família. As atividades envolveram apresentações de dança cigana, danças urbanas, danças populares e ballet moderno, música ao vivo e performances instrumentais dos músicos da Orquestra Sons da Aldeia, além da tradicional feira de artesanato. O evento é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e também já passou pelos bairros São João, Porto da Aldeia, Centro e Botafogo.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou toda a programação. “Ficamos muito felizes em ver o avanço dessa ação tão importante, que envolve não só o artesanato, mas também os artistas dos segmentos de dança e música, que são muito atuantes e presentes no nosso município. A ideia é que possamos ocupar diferentes praças e espaços públicos a cada edição, levando arte, cultura e lazer para todos”, disse.

Quem passou pelo local pôde curtir as apresentações de dança cigana, danças urbanas, danças populares e ballet moderno com a participação especial dos alunos e instrutores da Escola de Artes Municipal, Cayo Nicollas e Luciana Marins, do grupo Angatu e do grupo “Ciganeando Por Aí”. Sob a supervisão do coreógrafo e coordenador Ramirez Menezes, os dançarinos do Ballet Municipal também foram destaques na programação.

Uma das fundadoras do grupo “Ciganeando Por Aí”, Marise Santiago destacou a participação do grupo no evento. “Participar da Feira Itinerante foi de grande importância para nós, pois entendemos que eventos como esse são uma forma de dar visibilidade às diferentes culturas, no caso do nosso grupo, a cultura do povo cigano, e também proporcionar um ponto de encontro para nós artistas. A Secretaria está fazendo um ótimo trabalho e só temos a agradecer ao secretário de Cultura e toda a sua equipe por abrir esse espaço”, disse.

Grupo “Ciganeando Por Aí” foi uma das atrações da 5ª Feira Cultural Itinerante
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

O vereador Isaías Pinheiro também esteve presente. “Já venho a alguns meses conversando com o secretário Thiago sobre essa Feira aqui na Baleia e agradeço muito por essa iniciativa. Só tenho a parabenizar o secretário Thiago e sua equipe pelo excelente trabalho que têm feito à frente dessa pasta. O município tem muito a ganhar”, declarou.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Carro-chefe do evento, a feira de artesanato ofereceu uma variedade de produtos para os visitantes, dentre bijuterias, utilitários, bolsas, porta trecos, nécessaires e artigos de decoração em geral, além da gastronomia artesanal. Uma das participantes foi a artesã Daiana Mamede, moradora do bairro São João há 21 anos. Há três anos, a baiana se dedica à costura criativa e há mais de um ano comercializa seus produtos na Casa do Artesão do município.

“Nunca tinha participado de nenhuma feira antes e quem me abriu as portas foi a Secretaria de Cultura. Por meio do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, que aconteceu no ano passado, eu e outras artesãs daqui tivemos a oportunidade de participar de um curso e de aprender sobre vendas, marketing e precificação. Foi uma oportunidade maravilhosa para mim e essas feiras são como uma extensão do curso, porque é quando a gente consegue colocar em prática tudo o que a gente aprendeu. Eu tenho adorado a experiência, principalmente por estar em contato com o público. É o momento onde podemos nos mostrar e divulgar o nosso trabalho, que é a parte mais importante para nós”, destacou a artesã Daiana.

Uma das artesãs participantes foi a baiana Daiana Mamede, moradora de São Pedro da Aldeia há 21 anos.
Fotos:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Moradora do bairro há 24 anos, a empreendedora Elaine Duarte comemorou a chegada da Feira no bairro. “É a primeira vez que uma programação como essa chega aqui no bairro e estou achando maravilhoso. É uma ótima oportunidade para os empreendedores e comerciantes daqui mostrarem seu trabalho. A praça estava, realmente, precisando dessa movimentação, sem falar que as crianças adoram”, destacou a moradora, que há sete anos trabalha com encomendas gastronômicas e decoração de festas.

A empreendedora Elaine Duarte comemorou a chegada da Feira em seu bairro
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Outro destaque do evento foi a programação musical, que incluiu a participação especial dos cantores Vivia Máris, Luiza Ávila, Ana Gabriela Gomes, Diego Guimarães e Emilene Suzana nas apresentações ao vivo. Sob a instrução dos professores Marcos Costa e Leonardo Camacho, os alunos Jurandir Viegas (bateria) e Anderson Alcoforado (voz) também puderam mostrar o seu talento no palco com repertório de clássicos da música internacional e da Música Popular Brasileira (MPB).

Moradores do bairro Fluminense, o casal Meyrilim Bispo e Paulo Cesar Oliveira, ao lado da filha Ana Luiza, marcaram presença no evento. “Nós somos do Rio de Janeiro e há dois anos escolhemos São Pedro da Aldeia para morar. Eu sou suspeito para falar porque, como compositor e como artista, eu sei o quanto a gente precisa desses espaços e é difícil encontrar isso nas grandes capitais. E aqui na cidade o que mais temos visto são oportunidades. A prefeitura está de parabéns”, destacou Paulo. “Eu acho maravilhoso esse tipo de evento, porque gera um enriquecimento cultural para todas as pessoas, para os turistas, os artistas e moradores. Estou encantada”, complementou Meyri.

Moradores há oito anos do bairro Poço Fundo, o casal Jorge Sales e Sonia Maria também enalteceram a ação. “Essa é a segunda Feira Cultural que participamos. Estivemos também na do Porto da Aldeia e temos acompanhado o excelente trabalho que a Cultura vem fazendo. A gente tem visto uma grande evolução não só em eventos culturais, mas também em organização e ordenamento da cidade”, destacou Jorge.

Do bairro Poço Fundo, o casal Jorge Sales e Sonia Maria também acompanhou as atrações de perto
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso