Orquestra Sons da Aldeia realiza segundo ensaio aberto nesta quarta-feira (29)

Com o objetivo de movimentar e atrair visitantes à Casa do Artesão, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promove, nesta quarta-feira (29/03), o segundo ensaio aberto da Orquestra Sons da Aldeia. A performance terá início às 19h, no espaço do centro de referência do artesanato municipal, localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.

De acordo com o regente do grupo, Jorge Rafael Góes, a proposta é dar continuidade ao trabalho de fomento às visitações na Casa do Artesão. “Este será o segundo ensaio aberto da nossa Orquestra. A ideia é que a cada 15 dias a gente possa ocupar o espaço para promover as atividades musicais do conjunto e, simultaneamente, atrair o público para as visitações no local”, disse.

O conjunto vai trabalhar durante o ensaio o hino de São Pedro da Aldeia e músicas do repertório do Concerto de Páscoa, previsto para acontecer no dia 08 de abril, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), como parte da programação da Feira Cultural Itinerante. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela Orquestra, formada há mais de cinco meses na cidade.

Composto por quase 30 instrumentistas, o conjunto é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, criado por meio de um Edital de Chamamento Público. O projeto foi idealizado para difundir a arte da música instrumental no município e reúne alunos dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres. Semanalmente, os aprendizes recebem aulas gratuitas de prática instrumental no polo de formação do bairro São João e no Cine Estação, no Centro.

Sobre a Casa do Artesão

A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia é parada obrigatória para o turista ou morador que deseja valorizar a arte aldeense. O local é o centro de referência do artesanato municipal e representa um ponto importante de apoio e incentivo aos artesãos da cidade, além de ser um espaço seguro para compras e lazer. O espaço conta com 20 boxes e abriga, em média, 50 artistas locais.

Localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade, a Casa do Artesão fica aberta de terça a domingo, das 17h às 22h, em um espaço amplo e confortável. O local oferece diversas opções para quem deseja guardar lembranças da cidade ou presentear amigos e familiares. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias, macramê, crochê, mosaicos, produtos em MDF, feltro, material reciclado e bonecas de pano.