Com o apoio da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, o Centro de Movimento D’Aldeia promove, nesta sexta-feira (07/06), às 20h, uma edição especial da oficina “Corporalidade Feminina e Dança com Cabaça” para mulheres aldeenses e da Região dos Lagos. A proposta foi uma das contempladas pelo Edital de Premiação Cultural nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo. Para participar basta preencher um formulário eletrônico acessando o link https://rb.gy/o8dsvm e confirmar a vaga pelo número (21) 99191-4110 (WhatsApp).
A atividade será ministrada pela terapeuta corporal Letícia Enne, fundadora do projeto “Ventre Cabaça”, e tem como público-alvo mulheres que desejam explorar sua feminilidade e força interior através da dança e da expressão corporal.
Durante a atividade, as participantes terão contato com dois instrumentos musicais de percussão de origem africana, o agbê e a cabaça, que serão integrados a movimentos de mobilidade de braços, quadril e postura. “Durante a oficina, convidamos as mulheres a explorarem esses movimentos, que são inspirados em danças ancestrais, criando um espaço seguro e acolhedor onde cada participante pode se expressar livremente e se reconectar com suas raízes. A cabaça é um símbolo ancestral de vida e fertilidade e através da sua utilização promovemos o fortalecimento do corpo e da mente, cultivando autoestima, saúde mental e alegria”, destacou Letícia.
A oficina será na sede do Centro de Movimento d’Aldeia, localizado à Rua Emílio Antônio da Silva Lopes, número 501, no bairro Estação. A atividade também conta com o apoio do Grupo “Tambor Vivo”.
Sobre o Edital
Intitulado “100 Anos Casa da Flor”, o Edital de Chamamento Público nº 14/2023 premiou, por meio de pagamento direto, 74 proponentes da cidade, artistas e agentes culturais de diferentes segmentos, com histórico de relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural no município. O Edital também previu a realização de ações de contrapartida social, pactuadas junto à Secretaria Municipal de Cultura.
Mais informações e os Editais na íntegra podem ser acessados na página da Lei Paulo Gustavo, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.