Oficina gratuita ensina uso de jogos teatrais e estimula criatividade na Internet

Os artistas, estudantes, profissionais e amadores amantes das técnicas de improvisação no teatro podem aprender mais sobre o uso desses recursos nas artes cênicas durante a Oficina de Jogos Teatrais. Comandada pela dupla de atores Beatriz Araújo e Bruno Silva, o projeto acontece de forma on-line, com exibição de vídeos pelo Instagram do projeto. Clique AQUI para acessar a página.

De formação livre, a oficina tem como público-alvo atores e não atores, na faixa etária juvenil e adulto. A programação acontece até esta sexta-feira (7), às 19h, via IGTV no Instagram. Já no sábado (8), o encerramento da oficina será marcado por uma live para o esclarecimento de dúvidas e bate-papo ao vivo com os participantes. Todos os vídeos ficarão salvos na página do projeto.

A iniciativa foi uma das contempladas pelo Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, na categoria “Programa de Formação e Incentivo Cultural”, que concedeu benefícios em dinheiro, via inciso III da Lei Aldir Blanc, para projetos promovidos por agentes culturais do município.

Teoria e prática
O conteúdo programático inclui abordagens históricas sobre o teatro, curiosidades diversas, informações sobre a classe artística regional e aplicações de jogos e exercícios em diferentes situações teatrais para serem adaptados em casa, com a ajuda de familiares, amigos e até mesmo virtualmente, por videochamada.

Uso de jogos teatrais é tema da oficina
Foto: Reprodução Instagram

De acordo com a atriz e uma das instrutoras do projeto, Beatriz Araújo, a oficina também é uma oportunidade para o treinamento e a reciclagem dos conhecimentos em jogos de improvisação no teatro. “Até agora, conseguimos trabalhar, entre outras coisas, jogos das Perguntas, Abecedário e do Tempo, que dão ênfase a aspectos importantes, como o raciocínio rápido, a concentração e a memória”, comentou.

Beatriz aborda a história dos jogos teatrais
Foto: Reprodução Instagram

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva
Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva contemplou 47 projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram contemplados. Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

“Nesta pandemia, nós artistas passamos por um período muito difícil por não podermos realizar nossas atividades. A Lei Aldir Blanc veio como um respiro em um momento tão difícil, além de ser gratificante poder voltar a trabalhar com nosso ofício”, finalizou a artista.

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em https://www.facebook.com/culturapmspa.