Praça da Matriz tem noite de samba com projeto “Música na Praça”

A segunda edição da temporada 2023 do projeto “Música na Praça” apresentou uma noite de muito samba e pagode, no último sábado (22/07), em São Pedro da Aldeia. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no centro histórico da cidade. Atração principal, o Grupo Rolezin Du Pagode apresentou um repertório recheado de canções consagradas no cenário nacional, que atraiu amantes e admiradores do gênero.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou o sucesso do evento, que foi retomado em 2022 após seis anos paralisado. “Retomamos esse projeto graças ao apoio e incentivo do prefeito Fábio do Pastel e tem sido um sucesso. Tivemos uma noite muito agradável e, apesar do frio, o público não deixou de comparecer para prestigiar os nossos artistas locais”, destacou.

Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Composto pelos músicos Renato Penco (vocal), Jefinho (violão), Joelson Duarte (percussão) e Caio Vinícius (cavaco), o grupo surgiu há três anos com a missão de propagar o samba, o pagode e a música popular brasileira (MPB). Para a apresentação na praça, o quarteto preparou uma seleção de sucessos que marcaram época, passando por sambas de enredo e sambas de raiz do Rio de Janeiro. O show contou, ainda, com a participação especial dos músicos Leandro Barbosa no banjo, Rodrigo Sant’Anna na percussão e Lucas Amendoim no violão.

Para a apresentação na praça, o grupo preparou uma seleção de sucessos que marcaram época, passando por sambas de enredo e sambas de raiz
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A proposta musical do grupo foi uma das contempladas pelo Edital nº 01/2023 na categoria de Shows e Eventos, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, que abriu inscrições para a seleção e contratação de grupos musicais ou bandas. “Em 2012 nós nos apresentamos aqui por três vezes, depois o projeto parou e agora retornou na administração do Thiago a frente da Cultura. A gente fica muito feliz por participar”, comentou o violonista Jeferson da Silveira, o Jefinho.

O vocalista Renato Penco enalteceu a iniciativa. “Para mim é muito satisfatório estar nesse evento. Só temos a agradecer e parabenizar o secretário Thiago e o prefeito Fábio do Pastel por estarem resgatando o samba para a praça de São Pedro da Aldeia, trazendo músicos da cidade para fazer o que a gente mais ama e sente orgulho de fazer, que é tocar e cantar”, complementou.

O vocalista Renato Penco enalteceu a iniciativa promovida pela prefeitura
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Vinda da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Jaqueline Lira é moradora há um ano da cidade e fez questão de participar da programação. “Para a gente, esse evento é maravilhoso, é uma conquista. Samba é uma coisa que a gente sentia muita falta aqui em São Pedro da Aldeia. Esse projeto também valoriza os artistas que trabalham aqui e que muitas vezes são desconhecidos do público, então essa divulgação é muito bacana. Parabéns à Prefeitura de São Pedro da Aldeia e à Secretaria de Cultura pelo projeto”, disse a auxiliar administrativo.

Jaqueline Lira curtiu a noite de samba ao lado da esposa e de amigos de São Pedro da Aldeia e de Niterói-RJ
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A professora Eliane Sant’Anna também compareceu acompanhada da amiga, a dentista Tânia Rodrigues. “Eu não sou daqui, mas moro em São Pedro da Aldeia há três anos e estou amando a cidade. Esses eventos estão sendo espetaculares, têm valorizado muito a cidade. Ainda mais que são artistas da própria terra, que são excelentes. É preciso valorizar e divulgar mesmo, porque eles merecem o nosso reconhecimento e respeito. A gente espera que venham mais eventos culturais como esse para a gente poder curtir”, destacou Eliane.

Eliane Sant’Anna e a amiga Tânia Rodrigues também aproveitaram a programação