Prefeitura de São Pedro da Aldeia reinaugura Teatro Municipal nesta quinta-feira (25)

Um dos espaços culturais mais importantes da Região dos Lagos, o Teatro Municipal Dr.º Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, será reinaugurado oficialmente nesta quinta-feira (25/05) pela Prefeitura. O teatro aldeense passou por obras de reforma geral e será entregue à população pelo prefeito Fábio do Pastel em cerimônia oficial na sede, localizada no bairro Nova São Pedro, às 18h30. A realização da obra é fruto de um contrato de repasse celebrado entre o governo municipal e o Ministério do Turismo, com interveniência da Caixa Econômica Federal. Já na sexta-feira (26/05), a partir das 19h30, o público poderá apreciar uma série de apresentações artísticas gratuitas durante a programação festiva preparada pela Secretaria Municipal de Cultura.


Eventos de reinauguração do Teatro Municipal Dr.º Átila Costa acontecerão nos dias 25 e 26 de maio
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O prefeito Fábio do Pastel celebrou a entrega de mais uma importante obra no município. “É com imensa alegria que vamos reinaugurar o Teatro Municipal, um lugar tão importante para a nossa cidade e para todas as pessoas que fazem cultura aqui. Agora São Pedro da Aldeia vai brilhar ainda mais nos palcos”, comentou.

A obra de reforma foi realizada por meio do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura, do Ministério do Turismo (MTur). Os recursos, disponibilizados via Sistema de Convênios (Siconv), são provenientes da programação orçamentária do MTur, voltado ao desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, principalmente por meio de adequação da infraestrutura.

Desde 2021, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, tem acompanhado de perto a evolução dos trabalhos. “Estávamos todos muito ansiosos pela reinauguração do Teatro, que é um dos ativos culturais mais importantes da nossa cidade. O Teatro desempenha um papel fundamental na preservação, promoção e transmissão das nossas tradições e expressões artísticas, além do estímulo à economia criativa. O Teatro Municipal Dr.º Átila Costa sempre foi uma referência na Região dos Lagos e estamos muito orgulhosos em retomar as atividades no espaço, agora totalmente revitalizado, com mais conforto e segurança para os usuários”, disse.

Revitalização do espaço

Fundamental para o conforto térmico e acústico, o revestimento do interior do prédio foi totalmente renovado, com troca do forro termo acústico e de todo o carpete para piso, além de revestimento das paredes com tecido isolante. As intervenções no ambiente interno envolveram, ainda, colocação de gesso, aplicação e lixamento de massa, selador, pintura nas paredes e tetos, aplicação de verniz nas esquadrias de madeira e colocação de piso de borracha pastilhado. O piso abaixo dos assentos da plateia também recebeu pintura e o palco ganhou novo tratamento, além da recomposição das poltronas da plateia.

Um dos destaques da obra foram as melhorias na infraestrutura do estacionamento e da área externa. A fachada foi totalmente recuperada, com recomposição de esboço, pintura, substituição de madeiramento danificado e telhas. Abrangendo uma área de cerca de 1966,94 metros quadrados, o estacionamento foi reconstruído e ganhou novo calçamento com piso intertravado e demarcação de vagas para os veículos, bem como melhorias na iluminação e no aspecto paisagístico em todo o entorno.

Teatro também ganhou nova iluminação e ações de paisagismo em todo o entorno
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Na área do estacionamento, também foram executadas obras de drenagem, com colocação de mais de 140 metros de tubulação de concreto de 300mm, garantindo um escoamento adequado das águas pluviais, além de prevenir inundações e alagamentos.

Sobre o espaço

Com capacidade para 392 pessoas, o Teatro Municipal Dr.º Átila Costa é o maior teatro da Região dos Lagos, com uma área de 1.342,27 metros quadrados. O espaço conta com quatro amplos camarins, duas coxias, guarda cenário, cabine de iluminação e de controle, banheiros masculinos e femininos, área de circulação comum, depósitos, administração, foyer, varanda e bilheteria. O salão de entrada também abriga exposições de artes plásticas.

O Teatro Municipal Dr.º Átila Costa é o maior teatro da Região dos Lagos com capacidade para 392 pessoas
Foto:
Renan Freitas/Divulgação PMSPA

O espaço foi inaugurado em 2008 e em 2010 ganhou o nome de Dr.º Átila Costa em homenagem ao professor aldeense, ex-procurador-geral municipal e grande articulador cultural na cidade, falecido em 2006. O Teatro fica localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro (ao lado da Secretaria Municipal de Educação).

Programação cultural de reabertura

Para marcar a reinauguração do espaço, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover, na sexta-feira (26/05), uma série de apresentações artísticas com a participação especial dos alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, do Ballet Municipal, da Companhia de Teatro e da Orquestra Sons da Aldeia, além de artistas, músicos e agentes culturais convidados.

O evento terá início às 19h30 com a apresentação de um dos temas do célebre musical “O Fantasma da Ópera”, com a participação especial dos cantores Donati Fogaça e Vivia Máris. Em seguida, o público poderá apreciar performances de teatro, música e danças urbanas, video dance e jazz dance. Em homenagem à Casa da Flor e ao seu criador, Gabriel Joaquim dos Santos, a Companhia de Teatro Municipal apresentará a dramaturgia documental “A Casa feita de cacos”.

Outro destaque da programação será a apresentação compilada de capoeira e samba de coco do Coletivo Vadeia Aldeia, que atua em São Pedro da Aldeia desde 2021, fomentando ações de pesquisa, manutenção e preservação das manifestações de Cultura Preta Popular. Além de eventos bimestrais na cidade, o grupo também oferece aulas regulares no bairro Estação.

Coletivo Vadeia Aldeia vai levar uma apresentação compilada de capoeira e samba de coco
Foto:
Arquivo/Divulgação

Os ingressos gratuitos para as apresentações estarão disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro a partir das 17h de sexta-feira (26/05). As entradas são limitadas, respeitando a capacidade máxima de lotação do espaço (392 lugares).

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso