Cine Estação apresenta exibição gratuita de curta-metragem e websérie nesta quarta-feira (24)

O Cine Estação em São Pedro da Aldeia apresenta, nesta quarta-feira (24/05), mais uma sessão gratuita de cinema especialmente dedicada aos fãs e admiradores da sétima arte e da cultura brasileira. A programação terá início às 20h e inclui a exibição de duas obras produzidas na cidade: o curta-metragem “A nova voz de Lia” e a websérie “Aldeia Independente”. Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento é uma realização da Casa dos Azulejos Produções. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

De acordo com o diretor e idealizador do projeto, Nelson Yabeta, esta será a primeira exibição pública das duas obras, graças à parceria firmada com a pasta. “Gostaria de agradecer à Secretaria Municipal de Cultura por mais essa parceria com a Casa dos Azulejos Produções, cedendo o espaço do Cine Estação para essa dupla exibição audiovisual. Acho de grande importância que esse auditório público da cidade também seja um espaço para exibir projetos audiovisuais produzidos por artistas de São Pedro da Aldeia, principalmente agora que o município está prestes a receber recursos da Lei Paulo Gustavo, sendo a maior parte desses recursos diretamente para investimentos no setor audiovisual”, destacou o produtor cultural, atuante há quase 20 anos na cidade.

Os filmes também ficarão disponíveis para acesso gratuito no YouTube, no canal Poesia de Apartamento, idealizado e produzido pela Casa dos Azulejos Produções. A websérie estreia no canal na sexta-feira (26/05) e o curta-metragem no dia 02 de junho.

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.

Sobre o curta “A nova voz de Lia”

O curta-metragem “A nova voz de Lia” aborda a história de uma jovem estudante que perde, inexplicavelmente, a voz e, através da sétima arte, acaba descobrindo uma nova forma de se expressar. O filme foi realizado por alunos da Escola Municipal Vidal de Negreiros, do bairro Alecrim, com a supervisão do diretor Nelson Yabeta e produção da Casa dos Azulejos Produções. A jovem estudante Eiloá Victoria interpreta a protagonista Lia em uma aventura onírica de oito minutos de duração e classificação indicativa livre.

O curta é fruto de uma oficina de Roteiro e Produção Audiovisual ministrada em 2022 por Nelson Yabeta com alunos da Escola Municipal Vidal de Negreiros. O convite para a participação no projeto das oficinas, que deu origem ao curta, partiu do inspetor de alunos da escola, Ubiratan Valério, através do programa federal “Brasil na Escola”. No início de maio, o curta também foi exibido para alunos e professores da Escola.

O curta-metragem acabou de ser selecionado para o Festival Duemila30, em Milão (Itália), que acontecerá no mês de junho.

Curta-metragem “A nova voz de Lia” foi selecionado para o Festival Duemila30, em Milão, na Itália

Sobre a websérie “Aldeia Independente”

A websérie Aldeia Independente é um projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Retomada Cultural RJ2, no qual a Casa dos Azulejos Produções foi um dos contemplados da Região das Baixadas Litorâneas.

A obra mergulha nas raízes indígenas da cultura brasileira, por meio da poesia indianista de Gonçalves Dias. Ambientada em São Pedro da Aldeia, a série é um projeto audiovisual do gênero autoficção, que mistura realidade e ilusão para traçar um paralelo entre a situação dos povos indígenas, que viviam na cidade na época da Independência, com a trajetória de sete talentosos artistas aldeenses.

Uma jornada de descoberta e redescoberta, que busca enriquecer a compreensão do público acerca da riqueza cultural que permeia a história do país e, principalmente, da cidade de São Pedro da Aldeia. A websérie convida o espectador para uma reflexão profunda sobre a relação entre a arte, a identidade indígena e a construção de uma nação mais justa e inclusiva.

A obra é composta por sete episódios, com duração de 10 a 12 minutos cada, e tem classificação indicativa livre. A exibição no Cine Estação será a sua pré-estreia, onde serão exibidos todos os episódios de forma compilada.

Dividida em sete episódios, a websérie Aldeia Independente mergulha nas raízes indígenas da cultura brasileira