Primeira etapa da construção do complexo cinematográfico é iniciada em São Pedro da Aldeia

O projeto de construção do cinema em São Pedro da Aldeia segue avançando com as primeiras etapas da obra. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, no âmbito do programa “Cinema Perto de Você”. A obra foi licitada pelo Estado e a empresa vencedora, Irmãos Haddad Construtora Ltda., já deu início às intervenções, que estão sendo executadas com recursos federais da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Nesta semana, representantes da secretaria de estadual de Cultura visitaram o município para acompanhar a evolução do empreendimento.

Gestores estaduais de Cultura acompanharam de perto o início das intervenções no local
Foto: Divulgação/SECULT

Estiveram presentes na inspeção o coordenador de Engenharia e o assessor especial de Relações Intermunicipais e Projetos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), Paulo Ricardo Almeida e Adenilson Honorato, respectivamente. O lote que vai abrigar o complexo de exibição cinematográfica tem 2.739,07 mil metros quadrados.

Lote que vai abrigar o complexo de exibição cinematográfica tem 2.739,07 mil metros quadrados
Foto: Bruninho Volotão

As salas de cinema ficarão localizadas no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal. A expectativa, segundo o assessor especial de Relações Intermunicipais e Projetos da SECEC-RJ, Adenilson Honorato, é que a área se torne um novo polo de cultura e entretenimento para os munícipes.

“A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio tem sido parceira dos municípios, dialogando e construindo em conjunto políticas públicas para fortalecer o setor cultural. Em São Pedro da Aldeia, teremos um cinema novo, ao lado do Teatro Municipal, formando um verdadeiro corredor cultural que vai atender a população da cidade. Este projeto é fruto do programa ‘Cinema da Cidade’, recuperado pela atual gestão estadual, que leva salas de audiovisual para cidades que não possuem complexo exibidor. Vamos investir mais de R$ 3 milhões em duas salas de cinema em São Pedro, reforçando nosso compromisso com o município”, destacou o assessor.

Paulo Ricardo e Adenilson também conheceram a Casa da Cultura e a equipe da Secretaria Adjunta de Cultura
Divulgação/SECULT

Novo atrativo

Em São Pedro da Aldeia, o projeto do complexo cinematográfico prevê duas salas de projeção, foyer, bomboniere, bilheteria, sala de administração, sanitários femininos e masculinos, vestiário, duas cabines de projeção, sala de ar-condicionado e dois ambientes de circulação.

Complexo terá duas salas de projeção
Bruninho Volotão

Para o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, a instalação do cinema será mais um atrativo municipal. “São Pedro da Aldeia é uma cidade com grande potencial cultural, tanto por seus agentes culturais de diferentes segmentos, quanto por seus aparelhos e patrimônios culturais, como a Casa de Cultura, Biblioteca, Casa da Flor, Museu do Sal e Teatro Municipal. No entanto, faltava na cidade um cinema. Agora a população ganhará um espaço moderno, para exibição audiovisual, bem ao lado do Teatro Municipal Átila Costa”, ressaltou.

Governo do Estado é responsável pela execução do projeto
Foto: Bruninho Volotão

Conforme a parceria estabelecida com a SECEC-RJ, a prefeitura cedeu o local para a construção do cinema que, após concluído, terá gestão privada. O projeto “Cinema da Cidade” é um dos eixos de ação do Programa “Cinema Perto de Você”, instituído através da Lei 12.599 de 23 de março de 2012, regulamentada pelo Decreto n° 7.729, de 25 de maio de 2012. A iniciativa visa ampliar, diversificar e descentralizar o mercado de salas de cinema no Brasil.