Projeto aldeense contemplado pela Lei Aldir Blanc divulga conteúdo sobre tradições religiosas de origem africana

O projeto “Cultura Afro-Brasileira: Entendendo a influência e a valorização no Brasil”, um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, segue compartilhando conteúdo gratuito, via rede social. Os interessados em aprender um pouco mais sobre história e religião já podem acessar o perfil no Instagram do agente cultural Jansen Carvalho e conferir o último lançamento do projeto (clique AQUI para acessar).

Em vídeo, publicado em rede social, Jansen aborda a origem dos caboclos
Foto:
Reprodução/Instagram

Intitulado “A Origem dos Caboclos no Brasil”, o conteúdo em vídeo aborda o surgimento das divindades de origem africana e, mais especificamente, dos caboclos que, segundo as religiões afro-brasileiras, eram os índios das tribos que viviam da caça e da pesca. O projeto tem como proposta preservar a cultura e disseminar informações sobre a herança africana, desmistificando a visão do senso comum e, ao mesmo tempo, contribuindo para o combate à intolerância religiosa.

“Infelizmente, a cultura africana, assim como a indígena, foi incessantemente oprimida pelos colonizadores. Contudo, os escravos jamais deixaram de praticar a sua fé e a sua cultura. O candomblé é considerado um Bem Imaterial no Estado do Rio de Janeiro, pela lei nº 5506/09, e, através desse projeto, trago informações para a população sobre essa vertente religiosa da cultura afro que é tão importante para a formação da nossa sociedade”, destacou.

Segundo as religiões afro-brasileiras, caboclos eram os índios das tribos que viviam da caça e da pesca
Foto: Arquivo pessoal

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva

Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva contemplou 47 projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram contemplados. Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em www.facebook.com/culturapmspa.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso