Sorteio, concurso de trajes típicos e live musical do “Arraiá Cultural” têm nova data

A programação virtual do “Arraiá Cultural”, festa junina promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura, tem novas datas. O sorteio da cesta de quitutes, o resultado do concurso de trajes típicos e a live musical, que estavam marcados para acontecer no dia 1º de julho, próxima quinta-feira, foram adiados para o dia 29 de julho. O objetivo é ampliar o alcance da festividade que, este ano, devido à pandemia, vai acontecer de forma totalmente on-line, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, na Fanpage da Cultura no Facebook, em www.facebook.com/culturapmspa.

População pode tirar fotos no painel junino, alocado na Biblioteca Municipal
Raíra Morena/SECULT

As inscrições para o concurso seguem abertas até o dia 27 de julho e a retirada dos cupons numerados para o sorteio, em troca de um alimento não perecível, ainda pode ser feita na Biblioteca Municipal. A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, aproveitou para renovar o convite à população. “O ‘Arraiá Cultural’ é uma forma de animar e entreter, no conforto do lar, e não deixar esse evento passar em branco, pois a pandemia atrapalhou as comemorações por causa da aglomeração. No entanto, podemos nos readaptar e participar através do concurso de trajes, da música e concorrendo à cesta de comidas típicas. Por isso, não deixe de participar e ajudar as famílias que serão alcançadas com as doações de alimentos”, disse.

Sorteio solidário

Para participar do sorteio, basta comparecer à Biblioteca Municipal levando 1kg de alimento não perecível e, em troca, retirar um cupom numerado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a campanha “Cultura Contra a Fome”, em andamento no município, para arrecadação de alimentos para serem encaminhados aos artistas e agentes culturais que tiveram a sua renda familiar afetada pela pandemia. Além da Biblioteca, a Casa da Cultura também está recebendo as doações de alimentos.

Foto: Divulgação/SECULT

O ganhador do sorteio será premiado com uma cesta recheada de quitutes típicos, como canjica, pipoca, doce de amendoim e maçã de amor, entre outros itens. O resultado do sorteio acontecerá na noite do dia 29 de julho, via transmissão ao vivo pela página da Cultura no Facebook.

Na Biblioteca, quem comparecer para retirar o cupom do sorteio também poderá fazer um registro no painel divertido do “Arraiá Cultural”, confeccionado especialmente para a festa pelas mãos dos artistas plásticos da Secretaria de Cultura, Flávio Rangel e Márcio Alexandre Simas. O local recebeu um espaço temático, com ornamentação típica.

Cupons do sorteio podem ser retirados até as 17h do dia 29 de julho
Raíra Morena/SECULT

Concurso de trajes típicos

Preservando a tradição da festa junina, a programação festiva também enaltece os trajes típicos, que fazem alusão ao estilo de vida caipira. As inscrições para o concurso cultural seguem abertas, com faixa etária livre. Para participar, o candidato deve preencher um formulário de inscrição (clique AQUI para acessar o formulário) e enviar uma foto individual com seu traje junino. A recomendação é caprichar na criatividade. Vale vestido florido, camisa xadrez, calça com remendos, botas e chapéu de palha.

Trajes juninos são inspirados nas origens camponesas
Divulgação/SECULT

As fotos poderão ser enviadas até o dia 27 de julho. Os trajes serão analisados por uma banca artística e técnica e as três melhores caracterizações serão premiadas conforme critérios de Criatividade, Tradição e Originalidade. O resultado também será divulgado na noite do dia 29, durante a live na Fanpage da Cultura. Os vencedores do concurso ganharão um troféu e um kit com delícias juninas.

Live musical

A live musical vai marcar a tradição da festa junina nordestina, trazendo os clássicos do repertório do São João. O show será comandando pelo trio de músicos Jonathan Cunha (teclado), Leonardo Camacho (violão) e o convidado especial, Alexandre Júnior (vocal), que prometem agitar o público de casa. A transmissão ao vivo terá início às 19h, no dia 29 de julho, via página da Cultura no Facebook.

Para a apresentação no “Arraiá Cultural”, os músicos prepararam sucessos do forró, do xote, do baião e do modão sertanejo. “Ainda que seja em formato à distância, a Secretaria de Cultura e a Escola de Artes não deixaram de dar a devida importância à essa tradição, que faz parte da cultura brasileira e das nossas raízes. Esperamos poder contribuir ao máximo oferecendo um show de qualidade, divertido e memorável para todos”, destacou Jonathan, que é instrutor de música da Escola de Artes, ao lado de Leonardo Camacho.