Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc ensina design gráfico de forma gratuita para iniciantes

Os interessados em artes gráficas devem ficar atentos às aulas gratuitas do projeto “Aprendendo Design Gráfico”. O minicurso é uma realização da gráfica aldeense “Arte Simas”, uma das contempladas pelo inciso II da Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia. As aulas ao vivo acontecem até esta quinta-feira (6), com transmissão a partir das 15h, via Instagram. Clique AQUI para acessar a página. Todas as aulas ficarão gravadas no perfil da gráfica.

Aulas ao vivo ficarão salvas no aplicativo IGTV do Instagram
Foto: Reprodução Instagram

“A intenção desse projeto é auxiliar o máximo de pessoas possível a ter uma visão melhor sobre essa profissão e de que forma elas podem ganhar dinheiro trabalhando como designer gráfico. É um mercado de trabalho bastante extenso, com muitos caminhos para quem tem interesse em investir nessa área, principalmente na Internet, com as mídias sociais, tráfego pago e marketing digital, além dos tradicionais materiais impressos”, destacou o designer Matheus Simas, responsável por ministrar as aulas ao vivo.

Projeto traz conhecimentos básicos sobre Design Gráfico
Foto: Reprodução Instagram

Sobre o projeto

Voltado para iniciantes, o minicurso traz conteúdo prático sobre mercado de trabalho, dicas e informações sobre o universo da comunicação visual. Para as aulas, Matheus, que já atua há quatro anos como designer gráfico, utiliza o programa CorelDRAW X7 que, segundo ele, é um dos softwares mais utilizados na área e de fácil operacionalização, com recursos e configurações gráficas mais abrangentes.

Minicurso enfatiza uso do programa CorelDRAW X7
Foto: Reprodução Instagram

O designer gráfico é o responsável por criar projetos de comunicação visual, como logotipos, panfletos, produtos e embalagens, bem como a criação de sites e até de animações para a Internet ou TV.

Lei Aldir Blanc

Em São Pedro da Aldeia, a gráfica de Matheus Simas atendeu aos critérios previstos e foi uma das beneficiadas pela lei federal Aldir Blanc, enquadrada no inciso II, que prevê repasse financeiro para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. Como contrapartida, os contemplados devem garantir a realização de projetos e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

Gráfica de Matheus é uma das contempladas pela lei emergencial de apoio aos agentes culturais
Foto: Arquivo pessoal

Aprovada em junho do ano passado pelo Congresso Nacional, a lei nº 14.017/2020 foi denominada como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao renomado músico, compositor e escritor, falecido em maio de 2020. A lei foi criada para atender emergencialmente os artistas, produtores, agentes e demais trabalhadores do setor cultural do Brasil, classe maior afetada com as medidas restritivas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

“Com certeza, o benefício da Lei Aldir Blanc me ajudou muito a sobreviver com a minha empresa nessa pandemia. Isso me deu forças para continuar trabalhando em prol da Cultura. As aulas foram uma forma de poder passar os meus conhecimentos a pessoas que têm vontade de seguir o mesmo caminho e também de fortalecer as pessoas que, como eu, se encontraram na arte”.

Matheus Simas, designer gráfico de São Pedro da Aldeia.

Para saber mais sobre os projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura, em www.facebook.com/culturapmspa.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso