São Pedro da Aldeia divulga calendário da 4ª Conferência Municipal de Cultura

Os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia devem ficar atentos ao calendário da 4ª Conferência Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) divulgou as datas dos encontros, que acontecerão no Teatro Municipal Dr. Átila Costa nos dias 11, 12 e 13 de julho. Para tratar sobre a programação da Conferência e auxiliar os artistas nos procedimentos de inscrição na plataforma do Mapeamento Cultural da cidade, a Comissão Organizadora irá promover um encontro prévio no dia 27 de junho (terça-feira), das 17h às 21h, na Casa da Cultura, no centro da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou a importância da participação dos trabalhadores culturais no encontro prévio e ao longo da Conferência, que acontecerá em julho. “A participação da sociedade civil nesses encontros é fundamental, porque garante que suas vozes sejam ouvidas e suas demandas sejam levadas em consideração no processo de construção de políticas culturais, de forma participativa, inclusiva e sustentável. A conferência proporciona um espaço de diálogo e colaboração entre os diversos segmentos culturais e essa interação é essencial para o fortalecimento da nossa cultura, troca de experiências e na busca de soluções conjuntas. Teremos discussões muito importantes, que vão orientar os rumos a serem tomados no campo cultural de São Pedro da Aldeia nos próximos anos. Contamos com a participação de todos”, afirmou.

A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) está prevista no Decreto Municipal nº 147/2022 e terá como tema geral “A efetivação da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura na retomada e desenvolvimento das ações culturais”. Um dos pontos centrais da programação é a eleição das cadeiras da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), conforme composição estabelecida na nova lei do Sistema Municipal de Cultura (Lei 3.124/2023), sancionada pelo prefeito Fábio do Pastel e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia.

Além da eleição dos novos conselheiros, outro ponto de destaque da Conferência será a aprovação das diretrizes do Plano Municipal de Cultura, que passa pela sua primeira revisão desde que foi criado, em 2018. Durante os encontros, os participantes vão apresentar propostas finais para a revisão do Plano.

Para participar da 4ª CMC, com direito a voz e voto, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ser residente no município e estar com o cadastro aprovado no Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia. Os participantes deverão passar pela etapa de credenciamento, que será entre os dias 11 e 12 de julho, para que as informações e os dados cadastrais sejam checados.

Clique AQUI para acessar o regimento interno com a programação completa da 4ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia.

Pré-conferência

Os detalhes da programação da 4ª CMC serão esclarecidos no dia 27 de junho (terça-feira), das 17h às 21h, durante a Pré-conferência. Na oportunidade, os integrantes da Comissão Organizadora, composta paritariamente por representantes da sociedade civil e da gestão pública, apresentarão o calendário de atividades, bem como as etapas e critérios acerca do processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural, além de promover trocas e reflexões sobre o Sistema Municipal de Cultura. Além disso, a partir das 15h, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura manterá plantão no local para auxiliar os artistas e agentes culturais na atualização e/ou cadastro na plataforma do Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia.

A ferramenta, também chamada de Cadastro Cultural, reúne informações sobre os profissionais da Cultura, coletivos, grupos e espaços culturais da cidade, fornecendo ao Poder Público uma radiografia do cenário cultural aldeense. O cadastro é gratuito e pode ser preenchido on-line, acessando o site da SEMUC (clique AQUI para acessar a área de cadastramento). Para novos cadastros, é necessário gerar um login e senha.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro.