São Pedro da Aldeia participa de 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Evento reuniu representantes de mais de 80 municípios fluminenses

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença no 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Representando o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a diretora da pasta, Giselle Lima, participou do evento, que reuniu gestores de mais de 80 municípios fluminenses. O encontro, que aconteceu na capital, foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) com o objetivo de promover a troca de experiências e a apresentação dos resultados da Lei Paulo Gustavo e dos planos de execução da Política Nacional Aldir Blanc.

A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, falou sobre a presença no encontro. “Participar de um encontro como esse é de suma importância, não só pela troca de experiências e o intercâmbio cultural, mas também porque precisamos nos fortalecer e debater políticas culturais. Nós, em São Pedro da Aldeia, assim como nos demais municípios do Rio, estamos vivendo um momento de políticas de fomento com a continuidade da Aldir Blanc e a chegada da Lei Paulo Gustavo. Precisamos trabalhar em conjunto para que as gestões estejam cada vez mais capacitadas para entender e atender melhor os artistas e agentes culturais”, disse.

Durante a programação, a secretária de Estado Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, falou sobre as ações do Governo do Estado na área da Cultura. No âmbito da Lei Paulo Gustavo, o Estado foi responsável por executar R$ 139 milhões em fomento, que resultaram em 1190 projetos contemplados em todas as regiões do território fluminense. “Encontro histórico, com representações municipais diversas, debates técnicos, conteúdo e muito aprendizado para todos nós. Agradeço demais pela parceria e confiança com os queridos e queridas secretárias e gestores de Cultura. Unidos faremos muito mais”, declarou a secretária.

A secretária de Estado Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, falou sobre as ações do Governo do Estado
Divulgação SECEC-RJ

Na oportunidade, o Ministério da Cultura apresentou a Política Nacional Aldir Blanc. Ao final, os gestores presentes também participaram de uma roda de conversa sobre o tema gestão pública, com espaço para perguntas e sugestões.

Um dos assuntos em pauta foi a importância do investimento no setor criativo. “Nos últimos anos, a Cultura tem ganhado uma voz cada vez mais forte e visibilidade em diferentes esferas da sociedade. O investimento no setor criativo tem se mostrado uma estratégia de retorno eficaz, especialmente com o reconhecimento do papel fundamental da Cultura na construção de identidades e no desenvolvimento socioeconômico das cidades”, complementou Giselle.

O evento contou com apoio do Ministério da Cultura (MinC), Sesc e Fundação Getúlio Vargas (FGV).