São Pedro da Aldeia promove oficinas de elaboração de projetos para artistas e agentes culturais

Iniciativa foi realizada como parte do cronograma de atendimentos dos editais da Lei Paulo Gustavo

Os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia marcaram presença nas oficinas gratuitas de elaboração de projetos promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura no Cine Estação. A iniciativa fez parte do cronograma de atendimentos dos editais da Lei Paulo Gustavo, que estão com inscrições abertas até esta quinta-feira (14/12), às 23h59. Para acessar os formulários de inscrição on-line, basta clicar em https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/. Além das oficinas, o calendário de ações da pasta incluiu mais uma live tira-dúvidas e plantões presenciais voltados para o auxílio e esclarecimento de dúvidas.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou as ações promovidas pela equipe em atenção aos artistas. “Durante todo o período de abertura dos editais, nossas equipes estiveram de plantão, inclusive com atendimento remoto, para auxiliar os candidatos interessados no esclarecimento de dúvidas sobre como se inscrever, como acessar a plataforma de inscrição no nosso site, como montar um bom portfólio e como elaborar os seus projetos de forma eficiente”, destacou.

As oficinas aconteceram em dois dias, no auditório do Cine Estação. Na oportunidade, os participantes foram instruídos quanto à montagem e redação de seus projetos culturais, elaboração de planilha orçamentária, cronograma e critérios de acessibilidade. A atividade foi ministrada pela assessora técnica da SEMUC, Josephane Lima.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e a assessora técnica da SEMUC, Josephane Lima, ao lado dos participantes da segunda sessão da oficina, no Cine Estação
Divulgação

Professora de capoeira, arte-educadora e integrante do coletivo cultural Vadeia Aldeia, de São Pedro da Aldeia, Letícia Enne foi uma das participantes do primeiro dia de oficina. “Eu achei incrível essa iniciativa. Esse universo dos editais, principalmente a questão do audiovisual, é muito novo para mim e acredito que para muitos artistas. Então essa atenção e cuidado que a equipe da Secretaria Municipal de Cultura tem dado para a sociedade civil estão sendo essenciais. A Josephane é uma profissional super capacitada, experiente e nos passou muitos detalhes do que a gente precisa fazer, quais são as ações afirmativas, a questão da destinação do percentual para medidas de acessibilidade e referências de planilha orçamentária para os nossos projetos. A Secretaria está de parabéns por oferecer esse apoio e estar capacitando os artistas”, disse.

A artista Letícia Enne (ao centro) foi uma das participantes da primeira sessão
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Em São Pedro da Aldeia, os editais da Lei Paulo Gustavo irão contemplar com verba federal 159 projetos culturais inscritos por artistas e agentes culturais do município. O Edital “Talentos da Aldeia” é voltado à seleção de projetos audiovisuais, como documentários, curtas e videoclipes, dentre outros; e o Edital “100 Anos Casa da Flor”, visa à premiação de artistas e agentes culturais com relevante contribuição ao município (clique AQUI para acessar os editais na íntegra e os formulários de inscrição).