O município de São Pedro da Aldeia agora compõe a nova mesa diretora do Fórum de Cultura da Região dos Lagos – CULTLagos. O encontro que marcou a eleição da nova composição do órgão aconteceu no espaço multicultural Gene Insanno, em Araruama, e contou com a presença de gestores públicos, artistas e agentes culturais locais. Representando a gestão aldeense, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima, foi eleita em votação aberta para compor o Fórum, que reúne representantes de todos os municípios da Região dos Lagos.
Além da eleição da mesa diretora, que terá um mantado de dois anos, o encontro promoveu a discussão de pautas relacionadas às ações das gestões municipais acerca da implementação da Lei Paulo Gustavo. Na ocasião, também foi aberto espaço para a manifestação dos integrantes da sociedade civil presentes.
De acordo com Josephane, a participação no Fórum é benéfica para São Pedro da Aldeia. “Integrar o Fórum é de extrema importância, pois garantimos a participação de uma gestão que nos últimos anos vem atuando ativamente em prol da criação de mecanismos de acesso à cultura e formação dos agentes culturais. Vale ressaltar que nossa gestão é exemplo para outras cidades da região, considerando nossa atuação referente à Lei Aldir Blanc 1 e o caminho que estamos traçando para o cumprimento da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2”, destacou.
A assessora de políticas culturais da SEMUC, Cleise Campos, também destacou a importância da participação do município nas discussões regionais. “Ao ocupar a diretoria do Fórum, São Pedro da Aldeia amplia seu lugar de referência regional, não apenas pela sua já favorável posição geográfica, mas pelo papel de contribuição junto às demais cidades na discussão e formulação das políticas culturais. O município aldeense conta com uma Secretaria exclusiva para a Cultura, com um setor específico de políticas culturais, com um Sistema Municipal de Cultura revitalizado e um núcleo de formação cultural sendo organizado. E, ainda, a presença do secretário Thiago Marques, na diretoria do Fórum Estadual dos Gestores e Dirigentes Públicos de Cultura do RJ, junto com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cris Régis, representando a região, é mais um ponto agregador que fortalece o Fórum Regional de Cultura”, comentou.
Foto: Divulgação/CULTLagos
A nova mesa diretora é composta por: Alexandre Corecha (presidente), integrante da sociedade civil de Araruama; Armindha Freire (vice-presidente), integrante da sociedade civil de Rio das Ostras; Telma Cavalcanti (1° secretária), integrante do setor público de Saquarema; Leny Moraes (2° secretária), integrante da sociedade civil de Búzios; e Josephane Lima, integrante do setor público de São Pedro da Aldeia (Comunicação).
A organização do encontrou ficou sob a coordenação do conselheiro nacional de Política Cultura, José Facury, do conselheiro estadual de Política Cultural, Carlos Henrique Pimentel, do superintende de Cultura da Prefeitura de Araruama, Henrique Nunes e das agentes culturais de Búzios e Araruama, Elena Olivares e Lyana Teixeira, respectivamente.
Sobre o CULTLagos-RJ
O Fórum de Cultura da Região dos Lagos – CultLagos-RJ promove regionalmente, há mais de dez anos, o intercâmbio, a cooperação interativa e o debate entre gestores públicos e agentes culturais dos 10 municípios que compõem a Região dos Lagos: Araruama, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Rio das Ostras, com reuniões mensais e remotas.
O grupo busca manter um amplo diálogo na busca de efetivação e fortalecimento de políticas públicas de cultura que vão ao encontro dos anseios e desejos dos trabalhadores da cultura e da arte. O órgão atua como um espaço de escuta, de compartilhamento, de colaboração e de transmissão de experiências e soluções encaminhadas pelas cidades que o compõe, além de promover o encaminhamento de propostas para o Estado e a União, com a missão de fortalecer os Sistemas Municipais de Cultura e, consequentemente, os sistemas Estadual e Nacional.
Por meio de sua mesa diretora, o Fórum dialoga com as gestões do Poder Executivo Municipal, Estadual e Nacional, legisladores e conselheiros de políticas culturais, sem qualquer vínculo com política partidária. O funcionamento do Fórum está em harmonia com as orientações do Sistema Estadual de Cultura (Lei 7035/2015), quando foi regulamentada a organização de fóruns, com maior número de participantes da sociedade civil, que funcionam na assessoria dos Conselhos de Cultura.
Segundo o presidente eleito, Alexandre Corecha, as próximas reuniões terão como foco principal a construção do Plano Regional de Cultura, com organização da Conferência Regional, seguindo a proposta aprovada na Pré-conferência de Iguaba Grande em 2022, além de auxiliar os municípios na execução das duas leis federais – Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e na ampliação de projetos, na região, com recursos da Lei Estadual de Fomento à Cultura (ICMS).
“Sabemos do esforço do deslocamento de boa parte dos participantes, que enfrentaram a estrada, trânsito, custos, entre tantos outros desafios. Reforço a necessidade de participação e multiplicação da amplitude deste Fórum, além de tocarmos o barco da Conferência Regional de Cultura. Vamos apoiar os conselheiros Estaduais de Políticas Culturais no árduo ofício de serem os porta-vozes de nossas demandas, propostas, angústias e vitórias. Há muito o que se fazer nessa retomada pós período pandêmico em nossas cidades. Acredito que vamos aprender demais juntos, inclusive nas diferenças. Agradeço aos colegas da mesa diretora e espero retribuir, à altura, a competência de mulheres tão eficientes e aguerridas da Cultura. É uma honra estar trabalhando entre vocês”, destacou Alexandre.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
O CULTLagos pode ser contatado por e-mail, no endereço eletrônico forumculturarl@gmail.com.
A 2ª reunião ordinária do Fórum está marcada para o dia 01 de julho, às 14h, no Cine Estação, em São Pedro da Aldeia. Estão convidados a participar todos os representantes da sociedade civil e da gestão pública das 10 cidades da Região dos Lagos. O espaço fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.