São Pedro da Aldeia terá exibição de filmes produzidos por artistas locais nos dias 14 e 28 de abril

Nos 14 e 28 de abril, às 19h, os cinéfilos e admiradores da sétima arte e da cultura local poderão curtir, gratuitamente, duas sessões de cinema no Cine Estação de São Pedro da Aldeia. O espaço vai sediar a exibição de quatro filmes produzidos por artistas locais, premiados no 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural 2, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Ociosos Produções Artísticas e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Lançado em 2022, o festival promoveu a seleção de curtas-metragens, com duração de 15 a 30 minutos e classificação indicativa livre, produzidos por artistas de São Pedro da Aldeia e das demais cidades que compõem a Região dos Lagos. O projeto contemplou com premiação em dinheiro quatro filmes distribuídos entre as categorias “Melhor Ficção” e “Melhor Documentário”. As obras vencedoras também estão disponíveis para acesso gratuito no canal do festival no Youtube (clique AQUI para acessar).

Sessões gratuitas de cinema acontecerão no espaço do Cine Estação, no centro da cidade
Foto: Divulgação/PMSPA

De acordo com o idealizador do festival, o produtor cultural e cineasta aldeense Juan Carlos Sampaio, o objetivo é dar luz às produções artísticas da região, bem como às paisagens e costumes locais. “A exibição dos filmes é a culminância do Festival. É o momento em que colocamos o filme, como obra de arte, no seu lugar: a sala de cinema. A experiência de assistir um filme em uma sala de projeção, como o Cine Estação, traz o espectador para a real experiência do cinema. É também uma oportunidade para enaltecermos essas obras que saem das telas de celular e das redes sociais para uma experiência única de encontro. Agradeço mais uma vez à Secretaria Municipal de Cultura pelo apoio ao projeto, fundamental para ampliarmos a divulgação e alcançarmos o nosso público-alvo”, destacou.

Confira a lista de filmes que serão exibidos nas duas sessões de cinema no Cine Estação (14 e 28 de abril, às 19h):

• PALHARINA (1º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Renata Brito (São Pedro da Aldeia-RJ)

A personagem é uma costureira (figurinista) entediada e frustrada, pois apenas está nos bastidores dos espetáculos artísticos, mas no seu universo mais íntimo é uma grande sonhadora.

Sinopse: Neste curta é contada a trajetória da “Palharina”, uma palhacinha que sonha em brilhar nos palcos como uma verdadeira bailarina. Além do drama-cômico, perfeitamente compreensível por qualquer público, o curta-metragem propõe a inspiração no cinema de Chaplin.

Imagem: Divulgação

• PIRACEMA (2º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Rayssa Christina do Nascimento Carneiro (Saquarema-RJ)

Um pescador sofre com pesadelos ao realizar pesca ilegal por ordem de um chefe local.

Sinopse: A cidade de Saquarema tem sua rotina alterada com a construção de um resort. Morador local, Antônio é um solitário pescador que vive somente para o seu trabalho. Ele é acuado por Geraldo, chefe da obra, a continuar a pescar durante o período de defeso para alimentar os operários. Até que Antônio passa a ser atormentado por constantes pesadelos.

Imagem: Divulgação

• SOU POINT 44, AMOR, UM ARCO-ÍRIS MULTICOR (1º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Márcio Paixão (Cabo Frio-RJ)

Um recorte sobre afeto, luta e resistência.

Sinopse: Em 1995, numa pequena cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro, David Araújo inicia uma trajetória histórica marcada por afetos, lutas, carnavais e revoluções.

Imagem: Divulgação

• ROSA (2º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Anna Fernanda Corrêa Soares (São Pedro da Aldeia-RJ)

Rosa Geralda: Terra, Trabalho e Memória.

Sinopse: “ROSA” é um projeto que se debruça sobre a trabalhadora rural e poetisa Rosa Geralda da Silveira, líder quilombola, natural de São Pedro da Aldeia, mulher preta que se firmou como voz política e artística de uma comunidade. Parte de uma memória individual para abordar uma memória coletiva por meio de poemas e entrevistas de Rosa Geralda. Traz a memória do povo quilombola, suas lutas pela terra e suas formas de resistir.

Imagem: Divulgação

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.