São Pedro da Aldeia terá roda de dança cigana neste sábado (06)

A Praia do Balneário, em São Pedro da Aldeia, será o cenário para a terceira edição da roda de dança cigana do grupo “Ciganeando Por Aí” neste sábado (06/05). O evento tem como objetivo fomentar a cultura cigana e desmistificar estereótipos acerca das práticas e tradições do povo cigano. A programação terá início às 16h e será realizada na Rua Porto Feliz, n⁰ 2, no bairro Balneário São Pedro. O evento tem apoio cultural da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem entrada gratuita.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, acredita que o evento será uma oportunidade para celebrar a dança e promover uma compreensão mais precisa sobre a cultura cigana. “As tradições do povo cigano fazem parte da nossa diversidade cultural e compreender sua história, valores e crenças é muito importante. Assim como outros segmentos culturais presentes no nosso município, as práticas tradicionais dos ciganos precisam ser preservadas e celebradas”, disse.

À convite da Secretaria de Cultura, grupo também participou da 5ª edição da Feira Cultural Itinerante na Praça da Baleia
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

“Já faz quatro anos que bailamos pelas ruas de São Pedro, promovendo nossas ‘ruedas gitanas’. A nossa expectativa é de que todos saiam de lá renovados, felizes e com um pouco mais de conhecimento sobre a cultura e a dança cigana. Nossa proposta maior é levar alegria e falar também sobre os benefícios ao corpo e à mente que a dança cigana proporciona”, destacou Marise Santiago, uma das fundadoras do grupo organizador.

Grupo promove rodas ciganas há quatro anos na cidade
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Fundado no Rio de Janeiro, o grupo “Ciganeando Por Aí” surgiu com a proposta de levar a dança cigana de raiz a lugares diversos, dentro e fora do estado. Além de São Pedro da Aldeia, o grupo já se apresentou em cidades como São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG e Brasília-DF, sendo destaque em festivais, feiras culturais, exposições, praias e praças públicas.