Cultura retoma apresentações do Concerto Musical Gabriel Joaquim nesta quarta-feira (12)

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia vai retomar as apresentações do Concerto Musical Gabriel Joaquim. Depois das edições de sucesso em 2022, o projeto retorna este ano para mais uma temporada de apresentações musicais na Casa da Cultura. Nesta quarta-feira (12/04), às 19h, o evento terá como atração principal a banda Ramona Rox, que apresentará um repertório recheado de sucessos do pop/rock nacional e internacional, que marcaram as décadas de 60 a 2000. A entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço (60 lugares).

Criado em 2022, o Concerto Musical Gabriel Joaquim é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura, idealizada com o objetivo de fomentar o cenário musical e dar visibilidade aos artistas da cidade. Para a continuidade do projeto cultural este ano, a pasta lançou um novo Chamamento Público (Edital nº 01/2023), que abriu inscrições para a seleção e contratação de grupos musicais para apresentações em formato acústico.

Integrante de uma das bandas contempladas, o baixista da Ramona Rox, Adriano Marcel, destacou a participação em mais um edital de fomento cultural no município. “A Secretaria de Cultura está fazendo um trabalho maravilhoso. Ficamos muito felizes por, novamente, termos a oportunidade de participar dos editais direcionados a apresentação dos artistas locais. Ser reconhecido e prestigiado pelo seu trabalho é uma vitória muito grande tanto para quem está começando quanto para quem está na estrada há muito tempo. Para esta apresentação no Concerto preparamos com muito carinho um repertório bem especial. Esperamos que todos curtam e cantem com a gente”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou a retomada do projeto. “Ficamos muito felizes em anunciar o retorno dos concertos na Casa da Cultura. Além de democratizar o acesso aos recursos públicos, os editais têm proporcionado essa oportunidade para que os músicos da cidade possam mostrar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma programação especial a todos os amantes da boa música”, destacou.

As apresentações têm duração aproximada de 1h30 e a cada edição do Concerto são oferecidos 60 lugares, respeitando a capacidade máxima de lotação do espaço. O calendário de abril também prevê concertos nos dias 19 e 26 de abril. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro de São Pedro da Aldeia.

Concertos acontecem às quartas-feiras na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Sobre a Ramona Rox

Formada em 2010 em Cabo Frio-RJ, a banda Ramona Rox atualmente é composta por Amanda Mattos (vocal), Romullo Carvalho (vocal/violão), Carlos Lopes (violão/guitarra), Fagner Fernandes (cajon/batera) e Adriano Marcel (contrabaixo). O grupo rapidamente se tornou destaque em bares, eventos, festivais e casas de show da região, com uma mistura equilibrada de sucessos das rádios e versões exclusivas de clássicos do rock/pop dos anos 80 e 90.

Grupo ganhou notoriedade em eventos, festivais, bares e casas de show da Região dos Lagos
Foto: 
Divulgação

O trabalho da banda chamou atenção dentro e fora do Brasil, recebendo elogios da cantora Katy Perry e credenciando a Ramona Rox para passagens pelo programa Superstar e The Voice Brasil, da Rede Globo. A banda também conta com diversos lançamentos autorais, incluindo dois álbuns completos e dois singles, e já ultrapassou 3 milhões de visualizações no YouTube, além de já ter conquistado mais de 75 mil seguidores nas redes sociais.

Este ano, a banda também foi destaque de palco na última noite de atrações do carnaval de São Pedro da Aldeia, graças à participação e aprovação em um edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Banda também foi destaque no Carnaval 2023 em São Pedro da Aldeia
Foto:
Divulgação PMSPA