Feira Cultural marca comemorações de Páscoa em São Pedro da Aldeia

A véspera de Páscoa foi marcada por uma ampla programação cultural em São Pedro da Aldeia, no último sábado (08/04). Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a 6ª edição da Feira Cultural Itinerante levou uma série de atividades lúdicas, artísticas e recreativas para a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro da cidade. O evento contou com feira de artesanato, animação infantil, concerto da Orquestra Sons da Aldeia, performances da Companhia de Teatro Municipal e apresentação do coral Vozes de Sião, da Igreja Presbiteriana do bairro São João.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço do evento. “Ficamos muito felizes em concluir mais uma edição de sucesso da Feira Cultural Itinerante e ver tantas famílias e crianças participando conosco. A nossa proposta foi unir a celebração religiosa da Páscoa e as atividades lúdicas, abrindo também espaço para o artesanato local. Agradeço a Igreja Presbiteriana do bairro São João, a nossa Cia de Teatro, a Orquestra, os artesãos e artistas convidados por abrilhantarem a nossa programação”, disse.

A programação teve início com a tradicional feira de artesanato, que reuniu mais de 10 artesãs, entre empreendedoras do bairro, participantes do Curso de Fortalecimento do Artesanato Fluminense e integrantes da Casa do Artesão. Quem passou pela praça teve a oportunidade de conferir uma variedade de produtos decorativos, acessórios, lembrancinhas, bijuterias e utensílios, inclusive peças temáticas confeccionadas especialmente para a data, além da gastronomia artesanal.

De São Gonçalo-RJ, Elaine Ferreira esteve na praça acompanhada do filho, das irmãs e dos sobrinhos. “É a minha primeira vez em São Pedro da Aldeia e fiquei apaixonada, principalmente por ver essa valorização do artesanato, em um espaço público e de fácil acesso. Eu também sou artesã, então entendo a importância desse movimento. Isso, para mim, é um diferencial, porque na minha cidade a gente não vê essa motivação. Fora a variedade de produtos, de garrafas a bolsas, para todos os gostos. Achei maravilhoso, realmente nos surpreendeu”, disse.

Artesã há mais de 20 anos em São Pedro da Aldeia, Patrícia Leopoldino, do bairro São João, levou uma amostra do seu trabalho feito com fios de malha e fibra de bananeira. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de participar da Feira Cultural e adorei a experiência. Graças ao incentivo da Secretaria de Cultura com o curso do Artesanato Fluminense eu encontrei uma motivação para voltar a trabalhar e a me reconhecer como artesã. Para mim, é muito importante estar aqui e poder mostrar um pouquinho do meu trabalho. É uma porta aberta para nós, artesãos”, destacou.

Artesã há mais de 20 anos, Patrícia Leopoldino fez sua estreia na Feira Cultural Itinerante
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Programação infantil

Um dos destaques do evento foi a programação infantil preparada pela Secretaria Municipal de Cultura. Sob o comando da animadora cultural Renata Brito, as crianças puderam participar de uma série de atividades recreativas, pintura facial e brincadeiras, como a famosa caça aos ovos, com direito a distribuição de chocolate, que fez a alegria dos pequenos.

As atividades atraíram dezenas de famílias, como a família Galdino, de Mogi das Cruzes-SP. Moradores há dois meses da cidade, o casal Leandro Henrique e Samira Galdino levou a filha Kyara, de cinco anos, e a avó Dulciléia, de 67, para curtir a programação cultural. “Temos nos surpreendido com os eventos da cidade. É a primeira vez que a gente participa dessa Feira Cultural e achei bem bacana, principalmente nessa parte da programação voltada para as crianças. Onde a gente morava não tinha eventos desse estilo, em um espaço como esse. Minha filha estava ansiosa para vir e adorou tudo”, comentou Samira.

A criançada também pôde curtir duas sessões da encenação teatral “Uma História de Páscoa”, preparada especialmente pela Companhia de Teatro Municipal para a Feira Cultural, sob a instrução da coordenadora Anna Fernanda Corrêa. O espetáculo é uma adaptação a partir da obra homônima de Ana Maria Machado e abordou temas como amizade, respeito e o espírito de fraternidade e renovação da Páscoa.

Do bairro Flexeira, o casal Antônio Giorgiano e Antônia Santos também fez questão de levar as filhas, as gêmeas Maria Heloísa e Ana Isabela, de quatro anos de idade. “Eu achei maravilhosa essa iniciativa, porque é um incentivo para as crianças e também reforça os valores da Páscoa. A gente sentia que faltavam eventos como esse, a cidade precisava muito. As minhas filhas ficaram encantadas com os coelhinhos e adoraram brincar”, contou a mãe.

O casal Antônio Giorgiano e Antônia Santos levou as filhas Maria Heloísa e Ana Isabela para curtir as atividades
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Encerrando o evento, o público pôde apreciar as apresentações do Concerto de Páscoa da Orquestra Sons da Aldeia e do Coral Vozes de Sião, da Igreja Presbiteriana do bairro São João. As performances musicais trouxeram a mensagem cristã, que celebra a ressurreição de Cristo e reforça os valores do amor, da esperança e da renovação da fé.

Sob a regência do maestro Rafael Andrade de Souza, o coral Vozes de Sião, fundado há 40 anos na cidade, emocionou o público com a cantata “Jesus, O Vitorioso”. “Para nós é uma alegria participar dessa programação, porque a Páscoa é uma data muito significativa para nós, cristãos. Poder transmitir essa mensagem nessa festa tão bonita é muito importante. Parabéns à Secretaria de Cultura por essa iniciativa, por convidar e dar voz também às igrejas nessa data cristã”, destacou o reverendo Gutierres Gripp.

Conduzido pelo regente Jorge Rafael Goes, o concerto da Orquestra contou ainda com a participação especial dos cantores Donati Fogaça, Matheus Machado, Shilanar Costa, Vivia Máris e Sandro Moraes, com repertório de MPB e gospel nacional.

Clique AQUI e confira a galeria de fotos do evento.