Retorno do Concerto Musical Gabriel Joaquim é sucesso de público em São Pedro da Aldeia

O retorno do Concerto Musical Gabriel Joaquim, em São Pedro da Aldeia, foi marcado por sucesso de público na Casa da Cultura, na quarta-feira (12/04). A abertura da temporada de concertos edição 2023 contou com show acústico da banda Ramona Rox, que lotou o espaço de fãs e admiradores do pop/rock nacional e internacional. O projeto é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontecerá às quartas-feiras durante o primeiro semestre deste ano. A próxima apresentação está marcada para o dia 19 de abril, às 19h, com show de Bossa Nova e MPB sob o comando de Carla Paz & Trio Bossa Jazz. A entrada é gratuita.

Prestigiando a primeira noite de concertos na Casa da Cultura, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, deu as boas-vindas ao público e aproveitou o momento para divulgar o calendário de eventos do mês de abril. “Ficamos muito felizes em retomar a nossa agenda de apresentações do Concerto Musical Gabriel Joaquim. Tivemos uma edição de sucesso no ano passado, com a participação de diversas bandas, de todos os gêneros musicais, e este ano temos certeza de que teremos mais uma temporada de casa cheia e muita música boa. Graças ao Edital de Chamamento de Artistas, temos conseguido dar protagonismo aos artistas da nossa cidade, como aconteceu no carnaval deste ano e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade para que toda a população tenha acesso à arte e à cultura de forma gratuita”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, deu as boas-vindas ao público
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Com pouco mais de uma hora de show, a banda Ramona Rox embalou o público com um repertório nostálgico, recheado de sucessos que marcaram o cenário do pop/rock entre as décadas de 60 e 2000, passando por hits do Skank, Bruno Mars, Backstreet Boys, Queen e AC/DC. “Para nós, que somos músicos da cidade, estar aqui é incrível. É muito bom ver a galera cantando junto e se divertindo”, destacou a vocalista Amanda Mattos. “A gente se sente, de fato, contemplado e prestigiado pela prefeitura. Somos ‘crias’ da cidade e ter a oportunidade de nos apresentar em São Pedro da Aldeia é muito importante para a gente, principalmente em eventos como esse, que dá a chance de o público vir nos assistir gratuitamente”, complementou Romullo Carvalho (vocal/violão). “A gente só tem a agradecer a prefeitura”, finalizou o violonista Carlos Lopes.

Moradores há mais de 40 anos da cidade, o casal Solange Santa e Álvaro Filizola curtiu o show na Casa da Cultura. “Eu acho maravilhosa essa iniciativa, porque aqui na cidade nós não víamos esse tipo de incentivo. O Thiago, como secretário, está de parabéns por trazer esse movimento e dar a chance para que todos possam participar e ver que a Cultura de São Pedro da Aldeia está ativa. Eu não deixo de vir a um concerto”, destacou Álvaro, que também é motociclista e presidente de um dos motoclubes mais antigos do município, o Irmandade do Dragão, fundado em 2003.

Álvaro Filizola e Solange Santa curtiram a primeira noite de apresentação do Concerto Musical Gabriel Joaquim

Sobre o projeto

Criado em 2022, o Concerto Musical Gabriel Joaquim é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura, idealizada com o objetivo de fomentar o cenário musical e dar visibilidade aos artistas da cidade. Para a continuidade do projeto cultural este ano, a pasta lançou um novo Chamamento Público (Edital nº 01/2023), que abriu inscrições para a seleção e contratação de grupos musicais para apresentações em formato acústico.

As apresentações têm duração aproximada de 1h30 e a cada edição do Concerto são oferecidos 60 lugares, respeitando a capacidade máxima de lotação da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O espaço fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

A Casa da Cultura fica localizada Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade