Secretaria de Cultura aldeense promove Baile de Dança de Salão no dia 28 de abril

Os praticantes, fãs e admiradores da arte da dança poderão aproveitar uma programação especial no dia 28 de abril (sexta-feira), em São Pedro da Aldeia. Em alusão ao Dia Internacional da Dança, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover um Baile de Dança de Salão – modalidade praticada em dupla. O evento acontecerá na Casa do Artesão, no Centro, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, além de marcar a data, o evento tem como objetivo fomentar as visitações nos boxes de artesanato. “A dança é um segmento cultural muito ativo na nossa cidade e, nesta data, a ideia é que possamos celebrar essa forma de arte de uma forma divertida e democrática, trazendo também uma importante movimentação para a nossa Casa do Artesão. No Baile, teremos a participação de representantes desse segmento, que são os nossos professores da Escola de Artes Municipal, que fazem um trabalho maravilhoso na formação de crianças, jovens e adultos, além da presença das artesãs do espaço”, destacou.

A orientação é que as duplas ou casais compareçam com roupas confortáveis e calçados fechados, que permitam uma boa conexão com o piso e movimentos amplos. A programação contará com aulões de bolero, forró, samba de gafieira, soltinho, salsa, bachata e zouk, sob a condução dos professores de dança da Escola de Artes Municipal, Alex Sales, o Leleki, e Ramirez Menezes.

Professor de Dança de Salão da Escola de Artes, Alex Sales enalteceu a realização do 1º Baile de Dança de Salão. “É muito importante termos eventos como esse na cidade, que resgatam a magia dos antigos bailes de dança. Tivemos uma grande procura por essa modalidade na Escola de Artes, as pessoas gostam muito. Os nossos alunos estão muito felizes e ansiosos. Esse baile será um momento de celebração da dança e qualquer pessoa, do mais jovem à melhor idade, pode participar”, ressaltou.

Aulas na Casa do Artesão são conduzidas pelo professor Alex Sales (Leleki)
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A Casa do Artesão fica localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro de São Pedro da Aldeia, e funciona de terça a domingo, das 17h às 22h.

Sobre o Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é celebrado em 29 de abril. A data foi instituída em 1982 pelo Comitê de Dança do Instituto Internacional do Teatro da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com o objetivo de promover essa arte em todo o mundo, além de conscientizar as pessoas sobre o valor da dança em todas as suas formas e compartilhar a alegria que há em movimentar o corpo.

O dia 29 de abril foi escolhido por ser o nascimento do bailarino e coreógrafo francês Jean-Georges Noverre. Autor do trabalho Cartas sobre a Dança, Noverre deixou seu legado sobre a expressividade dos movimentos nas apresentações de balé do século XVIII.