Os alunos das turmas Juvenil e Adulto da Escola de Artes de São Pedro da Aldeia devem ficar atentos às inscrições gratuitas para a oficina de teatro virtual oferecida pelo FESQ – Festival de Teatro de Cabo Frio. As vagas são limitadas e o prazo para matrícula segue até a próxima sexta-feira (30), às 18h, pelo e-mail escoladeartes2018@gmail.com. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Secretaria Adjunta de Cultura e a produção do festival.
A oficina acontecerá no dia 3 de maio, das 19h às 22h, via plataforma Zoom, como parte da programação da 15ª edição do FESQ. Para efetuar a inscrição e garantir uma vaga, os interessados devem enviar seus dados (nome completo e telefone) para o e-mail da Escola de Artes. Ao todo, foram disponibilizadas 24 oportunidades exclusivas para os alunos do município, na faixa etária Juvenil e Adulto. Os estudantes que manifestarem interesse em participar da atividade receberão um e-mail de confirmação da Escola de Artes e terão seus dados encaminhados à produção do evento.
Intitulada “A História do Fesq em Esquetes”, a oficina, conduzida pelo ator Luca Morais, vai traçar um panorama sobre as diversas temáticas abordadas nos trabalhos de dramaturgia apresentados no FESQ ao longo das edições. O conteúdo programático inclui a abordagem de temas como diversidade, racismo, inclusão social e identidades. O link de acesso à sala da oficina, via plataforma Zoom, será encaminhado por e-mail pela produção do evento.
Intercâmbio cultural
De acordo com a coordenadora artística da Escola de Artes, Anna Fernanda Corrêa, a participação em atividades externas, como oficinas, espetáculos e troca de aprendizados, são excelentes oportunidades para a formação continuada dos alunos. “Para os estudantes de teatro têm sido desafiador entender a arte do encontro agora no meio digital, mas são experiências como esta que continuam colocando os estudantes no jogo de fortalecimento dos saberes e dos encontros com outros artistas. Essas experiências são importantes na construção individual e coletiva, social e artística dos estudantes e sempre que possível estaremos em busca de parcerias que fortaleçam e alimentem nossos jovens artistas”, destacou Anna.
A parceria com o FESQ Cabo Frio foi possível graças à interlocução da instrutora de teatro da Escola de Artes, Nayara Gomes. “A participação dos nossos alunos nesta oficina é uma grande oportunidade de fazer um intercâmbio entre as produções locais e artistas de teatro de vários lugares do Brasil, em uma leitura e análise crítica acerca do universo teatral, tomando como ponto de partida as vivências das cenas curtas. Esse movimento amplia o repertório dos estudantes e a troca de saberes artísticos”, reforçou a instrutora.