Secretaria de Cultura lança Edital de Premiação para artistas de São Pedro da Aldeia

Já estão abertas as inscrições para o Edital de Chamamento Público nº 01/2022 para artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia. Idealizado pela Secretaria de Cultura, o Prêmio Aldeia Cultural vai contemplar, com premiações em dinheiro, 25 projetos em formato de vídeo, que tenham como tema central o Patrimônio Material e Imaterial do município. As inscrições vão até o dia 11 de abril e podem ser feitas de forma on-line, na página da Cultura (clique AQUI para acessar o formulário). Os interessados também podem se inscrever presencialmente, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o lançamento do Edital de Chamamento para o Prêmio Aldeia Cultural é mais um avanço para o reconhecimento e valorização do trabalho dos artistas e agentes culturais aldeenses. “Estamos muito felizes em anunciar a abertura da primeira edição desse Edital inédito na cidade. Serão 25 prêmios em dinheiro, contemplando projetos que vão abordar o nosso Patrimônio Cultural. Lembrando que o cadastro dos artistas no Mapeamento Municipal de Cultura é um requisito obrigatório para validar a inscrição. Quem ainda não preencheu o Cadastro Cultural, é só acessar a página da Cultura, no site da Prefeitura, e preencher os dados solicitados, ou comparecer à Casa da Cultura”, destacou.

Anúncio do lançamento do Edital foi feito com exclusividade pelo secretário de Cultura durante a segunda edição do programa Cultura na Rede nesta quinta-feira (10)
Imagem:
Reprodução/Facebook

Serão aceitas propostas nos mais diversos segmentos artísticos que sejam relevantes ao movimento cultural aldeense, tais como Artes Visuais, Artesanato, Carnaval, Dança, Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro-brasileira e Indígenas, LGBTQIA+, Produção Cultural, Artes Integradas, Culturas Inclusivas dentre outros.

Todos os trabalhos inscritos serão analisados, selecionados, classificados e habilitados por uma Comissão Temporária de Avaliação, composta por dois membros do Poder Público e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Fórum Permanente de Cultura. Entre os critérios que serão avaliados estão o nível de originalidade, inovação e interesse público. O resultado preliminar, após a fase de seleção das propostas, será divulgado no dia 22 de abril.

O grande vencedor será premiado com o valor de R$ 1.200,00; o segundo colocado será contemplado com R$ 800,00 e o terceiro lugar receberá um prêmio de R$ 500,00. Os demais colocados receberão R$ 250,00 cada.

Para validar a inscrição o candidato deverá estar cadastrado no Mapeamento Cultural, ser maior de 18 anos, comprovar residência em São Pedro da Aldeia e ter no mínimo um ano de atuação cultural comprovada no município até a data de publicação do Edital. Os demais requisitos obrigatórios para inscrição, documentação e o cronograma completo do Prêmio Aldeia Cultural podem ser conferidos no Edital de Chamamento Público nº 01/2022, publicado no Portal da Transparência. Clique AQUI para acessar o Edital.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricao.culturaspa@gmail.com, pelo telefone (22) 2625-5167 ou na sede da Secretaria de Cultura (Casa da Cultura), localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

Clique AQUI para preencher o Mapeamento Cultural.