Secretaria de Cultura promove Encontro Literário Aldeense nesta sexta-feira (12)

Nesta sexta-feira (12/05), a Secretaria Municipal de Cultura vai promover uma programação especialmente dedicada aos amantes da literatura. O 1º Encontro Literário Aldeense (E.L.A) vai levar uma série de atrações culturais gratuitas para a Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, das 10h às 22h. A programação vai contar com feira de livros, contação de histórias, roda de conversa com autores, música ao vivo, feira de artesanato, teatro de fantoche e apresentações de dança e capoeira, além de performances da Companhia de Teatro Municipal, do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o evento será uma excelente oportunidade para fomentar a literatura e promover um intercâmbio cultural. “Promover encontros literários é uma ótima forma de fomentar o surgimento de novos leitores, valorizar a nossa cadeia produtiva literária e, ao mesmo tempo, abrir espaço para que os autores locais possam mostrar os seus trabalhos. Para esta primeira edição, contamos com a importante parceria da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, a ALSPA, e dos nossos artesãos locais. Também teremos diversas apresentações culturais com a participação dos artistas contemplados no Edital de Chamamento Público e dos nossos equipamentos culturais. Será um evento para toda a família”, disse.

Feira de livros vai contar com a participação de autores locais e membros da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia
Foto: Raíra Morena/Arquivo/Divulgação PMSPA

Carro-chefe do evento, a Feira de Livros será composta por autores da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e de artistas convidados, com a participação do contista e presidente da instituição, Rogério Veiga. A programação também vai contar com contação de histórias, feira de artesanato, teatro de fantoche com a artista contemplada Sheila Clemente, roda de conversa com escritores, apresentação de dança cigana com a artista contemplada Marise Santiago, uma das fundadoras do grupo Ciganeando Por Aí, uma apresentação de dança solo com a artista Lua Cléo, também contemplada em Edital, e uma apresentação de capoeira, conduzida pela Associação Grupo Ventos do Kilombo, que também foi aprovada no Edital nº 01/2023, além de performances especiais da Companhia de Teatro Municipal e do Ballet Municipal.

Outro destaque do evento serão as apresentações musicais. O público poderá apreciar uma apresentação da Orquestra Sons da Aldeia, sob a regência do professor de música Jorge Rafael Goes. No estilo voz & violão, o cantor Ramon Rosas também vai abrilhantar o evento com repertório de clássicos da MPB e músicas autorais.

Outra atração confirmada é o grupo Amadeus, especializado em cerimônias de casamento. Formado pelos músicos Diego Feliciano (violão), Jason Martins (baixo), Sérgio Gabriel (violino) e Josué Silva (baterista), o grupo vai apresentar um show 100% instrumental, recheado de sucessos da música nacional e internacional.

A programação musical também contará com a participação do cantor James, acompanhado de Antônio Luís (surdo), Leandro Feijão (pandeiro), Roberto Dória e Willian (violão), com repertório de clássicos do samba de raiz, do pagode retrô e da MPB.

Cantor James também é atração confirmada
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Credenciamento gratuito de autores para a feira do livro

Visando abrir espaço para os autores locais, a Secretaria Municipal de Cultura está realizando um credenciamento gratuito de profissionais interessados em participar da feira do livro. Para garantir um lugar em um dos estandes do evento, os escritores devem manifestar interesse até o dia 11 de maio, às 16h, comparecendo à Secretaria Municipal de Cultura ou entrando em contato pelo telefone (22) 2625-5167. Vale ressaltar que os espaços de exposição de livros são limitados.