Casa da Cultura sedia exposição em homenagem aos 406 anos de São Pedro da Aldeia

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar, a partir da próxima segunda-feira (15/05), a exposição documental “Resgatando a história aldeense através de imagens e notícias”. A mostra é uma homenagem aos 406 anos de fundação de São Pedro da Aldeia e reúne uma série de documentos históricos, entre fotografias e recortes de jornais, que remontam aos períodos do Império e República do Brasil. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Anos Finais, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A visitação é gratuita e acontece nos dias 15, 17, 18 e 19 de maio, das 9h às 16h30.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a mostra oportuniza a compreensão e a valorização da história e da cultura de São Pedro da Aldeia, que no próximo dia 16 de maio completa 406 anos de fundação. “Para os nossos visitantes será uma excelente oportunidade de conferir de perto os registros históricos, documentados em jornais e fotografias, além de conhecer algumas das personalidades que marcaram a história da cidade. Valorizar a nossa memória é também manter viva a nossa identidade cultural. É a história que nos ajuda a entender como a nossa cultura se desenvolveu e evoluiu ao longo do tempo”, disse.

A exposição vai exibir mais de 30 imagens recolhidas da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional e do acervo dos pesquisadores locais Davi Monteiro e Geraldo Ferreira, entre fotos e recortes de jornais datados de 1825 até a década de 1960. Além dos painéis visuais, a exposição também vai apresentar uma pintura alegórica do artista plástico aldeense Flávio Rangel, que retrata o marco de posse da cidade pela Companhia de Jesus, o frontispício da Igreja Matriz erguida ao longo dos séculos, os gentios catequizados em prece, o moinho salineiro – símbolo primeiro da economia da região – e os elementos característicos da cultura pesqueira.

A mostra tem curadoria do professor Maxwell Alves, coordenador pedagógico de História da Secretaria Municipal de Educação. “A proposta é expor a história de São Pedro da Aldeia por meio de uma abordagem diferente. Retratamos, de forma didática, com observações tanto nas imagens quanto nas notícias jornalísticas, a história do município, com o objetivo de levar o público a conhecer um pouco do cotidiano do município desde os períodos do Império e da República do Brasil”, explica o professor, que também é especialista em História Antiga e Medieval.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso