Os agentes culturais de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e se capacitar para o Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A Secretaria Municipal de Cultura promoveu, na quarta-feira (26/03), uma sessão pública de esclarecimentos e a Oficina de Elaboração de Portfólio. As atividades, realizadas na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, foram um sucesso de público. A programação segue nesta sexta-feira (28/03), às 14h, com a Oficina de Elaboração de Projeto Cultural.
Na abertura da sessão pública, o secretário de Cultura, Thiago Marques, agradeceu a presença dos agentes culturais e destacou a importância da participação de todos na programação organizada pela pasta. “É gratificante ver tantos fazedores de cultura reunidos, demonstrando interesse em tirar dúvidas sobre o Edital PNAB e em aprimorar a elaboração de seus portfólios. Essa capacitação não só ajudará na participação no edital em andamento, mas também será um diferencial para futuras seleções, incluindo aquelas com recursos próprios da Prefeitura. A presença de cada um aqui fortalece ainda mais a nossa cena cultural e reforça a importância da organização e qualificação dos agentes culturais”, afirmou.
O encontro foi conduzido pela coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, e pelo assessor administrativo, Augusto César Azevedo. A dupla esclareceu dúvidas sobre o Edital lançado pelo município que irá selecionar 40 projetos culturais para receberem recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022) (clique AQUI e acesse o documento). Encerrando a programação, a Oficina de Elaboração de Portfólio destacou a importância do documento a ser apresentado para a avaliação dos pareceristas no processo de seleção. O Modelo de Portfólio Cultural, que foi apresentado aos agentes na oficina, está disponível em www.cultura.pmspa.rj.gov.br.



A artesã Maria da Conceição Vilaça comentou que a experiência foi satisfatória e demonstrou interesse em participar do Edital PNAB. “Cheguei aqui pensando que o projeto deveria ser somente no segmento que atuo, mas, ao tirar as dúvidas, descobri que posso elaborar e inscrever um outro tipo de projeto. Vou analisar o documento com calma e pretendo inscrever um projeto cultural voltado para ação social”, comentou a moradora do bairro Porto da Aldeia.
Já a fundadora da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza (AMANS), Luzia de Souza Pereira, ficou interessada em inscrever um projeto da entidade: o Prêmio Dandara Guerreira. “Achei muito interessante as informações sobre a elaboração de portfólio. Estou com muitas ideias para inscrever o prêmio que valoriza e ajuda na difusão das tradições e da cultura afro-brasileira. A Secretaria está de parabéns por oferecer oficinas gratuitas e tirar dúvidas dos agentes culturais”, ressaltou Luzia.
Para Joseane de Oliveira, conselheira titular da cadeira de Cultura Indígena e Afro-brasileira no Conselho Municipal de Políticas Culturais, a programação foi positiva. “A sala estava lotada e isso diz muito sobre a força de vontade dos agentes culturais aldeenses em participar da seleção de editais de fomento à cultura da cidade”, comentou a conselheira.
Nesta sexta-feira (28/03), na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, acontece a Oficina de Elaboração de Projeto Cultural. A aula oferecerá um guia prático para a formulação de projetos voltados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Serão explorados aspectos como objetivos, justificativa, público-alvo, orçamento e cronograma, proporcionando ferramentas para transformar ideias em propostas viáveis para editais. A participação será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. No entanto, as vagas estarão sujeitas à lotação do espaço.