Terceira audição do Ballet Municipal reúne candidatos no Teatro Municipal

Dançarinos e dançarinas aldeenses foram avaliados por júri técnico e artístico

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa foi o cenário para a terceira audição do Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (23/11). A seletiva foi realizada com o objetivo de dar continuidade ao trabalho da companhia de ballet do município, projeto pioneiro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A audição reuniu candidatos e candidatas, entre 14 e 19 anos, que tiveram a oportunidade de demonstrar os seus talentos na dança. Os jovens foram submetidos à avaliação de um júri técnico e artístico, formado por profissionais e professores de dança convidados.

A audição foi conduzida por Luciana Veiga, maítre de ballet, coreógrafa e professora de ballet clássico formada pela Escola Bolshoi de Joinville. Durante a seletiva, os candidatos participaram de uma aula de ballet clássico, onde tiveram suas performances avaliadas com base em quesitos como qualidade técnica, expressão corporal e habilidade de improviso.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou a programação. “A gente fica muito feliz em ver a dedicação desses jovens dançarinos para ingressar no corpo de ballet municipal. Temos muito orgulho em desenvolver esse projeto na cidade, que oportuniza o acesso e a formação na área da dança de forma gratuita. Só temos que parabenizar os bailarinos presentes pelo esforço e comprometimento com a audição. Estamos na torcida pela aprovação de todos”, disse.

A banca de jurados contou com a participação especial de Rita Daumas, fundadora e diretora artística da Daumas Academia Escola de Dança, professora e ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ingrid Oliveira, bailarina e professora na Daumas Academia Escola de Dança; Ana Claudia Mendes, professora de ballet, coreógrafa e mentora cênica de artista,; e André Feijão, dançarino, coreógrafo e integrante da Companhia Urbana de Dança Sonia Destri e do coletivo Vadeia Aldeia, a convite do coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes.

Banca de jurados contou com a participação de profissionais de destaque na área da dança
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora do bairro São João, Ana Luiza Alves, de 14 anos, participou pela primeira vez da audição do Ballet Municipal. “Eu danço ballet clássico desde os meus sete anos e eu sempre falo que na ponta do pé eu alcanço os meus sonhos. Meu desejo é me tornar bailarina profissional e eu me vejo dançando em palcos pelo mundo. Para mim, participar do Ballet Municipal é o início desse sonho, é uma grande oportunidade e é onde eu quero crescer. Com certeza vai me dar muita visibilidade para que eu possa seguir uma carreira”, disse.

Do bairro São João, Ana Luiza Alves, de 14 anos, participou pela primeira vez da audição do Ballet Municipal
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Vinda de Saquarema-RJ, a jurada Rita Daumas, que acumula extenso currículo artístico e cultural na área da dança, enalteceu o desenvolvimento do corpo de ballet no município aldeense. “Já acompanho as atividades culturais e a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia há muito tempo, mas nunca vi tamanha ênfase e empenho com a Cultura quanto eu vejo nessa gestão. Fiquei encantada com a seriedade desse trabalho que está sendo desenvolvido com o Ballet Municipal. Parabenizo e aplaudo a Secretaria Municipal de Cultura por essa iniciativa, que não apenas incentiva, mas faz com que esses jovens acreditem que eles podem ter um futuro através da dança e da arte. Parabéns também a todos os candidatos, que se desafiaram e se dedicaram à essa audição”, destacou.

Rita Daumas (ao centro) enalteceu o desenvolvimento do corpo de ballet em São Pedro da Aldeia
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, falou sobre as próximas etapas. “Os bailarinos aprovados serão comunicados e convocados na segunda semana de dezembro”, comentou.

Em São Pedro da Aldeia, a implantação do Ballet Municipal está regulamentada pela Lei Municipal nº 3.002, de 17 de março de 2022.