Cultura realiza última live tira-dúvidas sobre editais da Lei Paulo Gustavo neste sábado (25)

Encontro virtual, via plataforma Microsoft Teams, tem como objetivo auxiliar os artistas e agentes culturais nos procedimentos de inscrição

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia realiza, neste sábado (25/11), às 18h, a última live tira-dúvidas sobre os Editais de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo. O encontro será realizado via plataforma on-line Microsoft Teams por meio do link https://teams.live.com/meet/9386492678413?p=R3J35LdkoeJWrJd8. A iniciativa visa instruir artistas, produtores e agentes culturais quanto aos procedimentos necessários para a habilitação de candidaturas e montagem de portfólio, além de esclarecer dúvidas quanto aos requisitos previstos nos editais de seleção de projetos audiovisuais e de premiação, que estão com inscrições abertas até o dia 27 de novembro.

O encontro integra a programação de atendimentos preparada pela SEMUC, que teve início no dia 13 de novembro com a realização do encontro oficial de lançamento dos Editais, no Cine Estação. “Esta será a última oportunidade para que os artistas e agentes culturais esclareçam suas dúvidas e recebam atendimento pontual. É muito importante que os candidatos preparem seus documentos, portfólios e não deixem para se inscrever na última hora”, salientou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

A reunião on-line será conduzida pelo assessor administrativo da SEMUC, Augusto Azevedo. Durante o encontro, os participantes terão espaço para se manifestar e também serão informados sobre o passo a passo para o acesso à área de inscrição, no site da Secretaria Municipal de Cultura, em https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/.

Sobre os Editais

Intitulado “Talentos da Aldeia”, o Edital de Chamamento Público nº 13/2023 vai destinar R$ 479.177,08 para projetos audiovisuais nas categorias “Produção de curta-metragem” entre 15 e 30 minutos; “Produção de documentário” com duração mínima de 10 e máxima de 20 minutos; “Produção de videoclipe (música e dança)” de 3 a 6 minutos; “Produção de conteúdo para mídias digitais”, entre 2 e 4 minutos; e “Ação de Formação Audiovisual e Difusão”, com desenvolvimento de oficinas ou mostras.

Batizado de “100 Anos Casa da Flor” em homenagem ao centenário do monumento aldeense, o Edital de Chamamento Público nº 14/2023 vai destinar R$ 255.543,47 para a premiação de artistas e agentes culturais nos variados segmentos, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico cultural no município de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever neste edital artistas de Teatro; Circo; Dança; Música; Literatura; Artesanato; Artes visuais; Produção Cultural; Saberes Populares; Cultura LGBTQIA+; Culturas Inclusivas; Patrimônio (material e imaterial); e Povos Tradicionais (cultura indígena, quilombola e afro-brasileira).

Os Editais na íntegra, os formulários de inscrição e todas as informações sobre a Lei Paulo Gustavo estão disponíveis em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.