Com o objetivo de apresentar oficialmente os editais da Lei Paulo Gustavo lançados na cidade, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promoveu nesta segunda-feira (13/11), um encontro voltado a artistas, produtores e agentes culturais aldeenses. A programação aconteceu no Cine Estação. Na oportunidade, reuniu representantes de diferentes segmentos culturais, que também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como inscrever suas propostas no site da pasta.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez a abertura do evento e aproveitou o momento para destacar o esforço da equipe de gestão na implementação da Lei na cidade, que envolveu uma série de etapas, passando pela abertura de consulta pública, elaboração de Plano de Ação e realização de reuniões e oitivas para o acolhimento das demandas da sociedade civil. “Desde o início nós trabalhamos com muito empenho para fazer com que esse recurso do Governo Federal chegasse até os artistas de São Pedro da Aldeia. O lançamento desses editais é uma grande conquista para a nossa cidade, para o nosso setor cultural, e um importante incentivo à nossa cadeia produtiva da Cultura”, disse.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Durante a programação, os participantes foram informados quantos aos principais critérios para a habilitação da inscrição nos três editais abertos: o Edital “Talentos da Aldeia”, voltado à seleção de projetos audiovisuais, como documentários, curtas e videoclipes, dentre outros; o Edital “100 Anos Casa da Flor”, que visa à premiação de artistas e agentes culturais com relevante contribuição ao município; e o Edital de Pareceristas, destinado ao credenciamento de profissionais técnicos capacitados, domiciliados fora da cidade, para a análise e seleção das propostas inscritas na cidade.
Na ocasião, os servidores da Secretaria Municipal de Cultura apresentaram a plataforma de inscrições, passando pelos campos a serem preenchidos pelos candidatos e os procedimentos básicos para a anexação do portfólio digital – um dos documentos obrigatórios. Os participantes também foram apresentados à página da Lei Paulo Gustavo no site oficial da pasta, onde estão disponíveis para acesso público todas as publicações relacionadas à lei, os Editais e o Manual de Uso de Marcas.
Pela Secretaria conduziram as explanações, o assessor administrativo, Augusto Azevedo, a assessora técnica, Josephane Lima e a assessora de políticas culturais, Cleise Campos. Houve, ainda, entrega de material informativo. Ao final, os artistas e agentes culturais foram informados sobre o cronograma de atendimentos presenciais e virtuais da Secretaria Municipal de Cultura em auxílio aos artistas, que acontecerão entre os dias 16 e 24 de novembro.
Entre os agentes culturais que compareceram ao encontro estiveram os capoeiristas do grupo “Conexão da Arte Capoeira”, que há dois anos promove um projeto social no bairro São João com aulas gratuitas para crianças. “É a primeira vez que estamos participando e conhecendo a Lei Paulo Gustavo. Gostamos muito desse encontro, conseguimos tirar muitas dúvidas e estar por dentro dos Editais. Sempre foi meu sonho ter um projeto social e o nosso intuito em participar é buscar recursos para expandir esse projeto e ajudar as crianças do bairro. Também fui formado em um projeto social e sei o poder que o esporte tem de transformar pessoas. Para os artistas é muito importante contar com esse apoio da Secretaria de Cultura”, destacou o professor Marcelo Rodrigues, o Mestre Gato Capoeira, que compareceu acompanhado dos capoeiristas Márcia Salú e Alexandre Silveira.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Confira abaixo as datas, locais e horários dos atendimentos da Lei Paulo Gustavo em São Pedro da Aldeia:
• 16/11 (quinta-feira) – Oficina tira-dúvidas e elaboração de portfólio
Horário: das 14h às 16h e das 18h às 20h
Local: Cine Estação – Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro.
• 17/11 (sexta-feira) – Atendimento presencial
Horário: das 10h às 12h e das 15h às 18h
Local: Saleta ao lado do Cine Estação.
• Dia 18/11 (sábado) – Oficina virtual tira-dúvidas
Horário: 16h30
Local: Plataforma “Microsoft Teams”.
• 21/11 (terça-feira) – Atendimento presencial
Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Casa da Cultura.
• 22/11 (quarta-feira) – Atendimentos presenciais
Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Casa da Cultura.
Horário: 10h às 12h e das 15h às 18h
Local: Saleta ao lado do Cine Estação.
• 23/11 (quinta-feira) – Atendimentos presenciais
Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Casa da Cultura.
Horário: 10h às 12h e das 15h às 18h
Local: Saleta ao lado do Cine Estação.
• 24/11 (sexta-feira) – Atendimento presencial
Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Casa da Cultura
• Dia 25/11 (sábado) – Oficina virtual tira-dúvidas
Horário: 18h
Local: Plataforma “Microsoft Teams”.