São Pedro da Aldeia promove encontro de lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo nesta segunda (13)

Os artistas, produtores e agentes culturais de São Pedro da Aldeia estão convocados a participar do encontro de lançamento oficial dos editais da Lei Paulo Gustavo. A programação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), está marcada esta segunda-feira (13/11), às 18h, no auditório do Cine Estação, localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Na oportunidade, a equipe da SEMUC fará a apresentação dos três editais de seleção lançados na cidade, que abrangem projetos audiovisuais, premiação cultural e credenciamento de pareceristas.

Ao todo, 159 propostas de diversos segmentos culturais serão contempladas nos editais de projetos audiovisuais e de premiação, beneficiando centenas de artistas aldeenses. “Estamos preparando um cronograma de ações para atender integralmente os interessados em participar dos editais. Neste primeiro momento, faremos uma explanação geral para apresentar o cronograma e os requisitos básicos de cada Edital, os critérios para inscrição e quais são as categorias contempladas. Nosso desejo é que todos os trabalhadores do setor cultural consigam acessar esse recurso, que é destinado exclusivamente para o fomento do setor cultural”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

Encontro acontecerá no auditório do Cine Estação com a presença do secretário da pasta, Thiago Marques
Raíra Morena/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA

Durante o encontro, os participantes serão informados sobre o planejamento de ações da Secretaria Municipal de Cultura em auxílio aos artistas, que inclui a realização de oficinas tira-dúvidas e atendimentos presenciais na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que funciona na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sobre os Editais

Intitulado “Talentos da Aldeia”, o Edital de Chamamento Público nº 13/2023 vai destinar R$ 479.177,08 para projetos audiovisuais nas categorias “Produção de curta-metragem” entre 15 e 30 minutos; “Produção de documentário” com duração mínima de 10 e máxima de 20 minutos; “Produção de videoclipe (música e dança)” de 3 a 6 minutos; “Produção de conteúdo para mídias digitais”, entre 2 e 4 minutos; e “Ação de Formação Audiovisual e Difusão”, com desenvolvimento de oficinas ou mostras.

Batizado de “100 Anos Casa da Flor” em homenagem ao centenário do monumento aldeense, o Edital de Chamamento Público nº 14/2023 vai destinar R$ 255.543,47 para a premiação de artistas e agentes culturais nos variados segmentos, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico cultural no município de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever neste edital artistas de Teatro; Circo; Dança; Música; Literatura; Artesanato; Artes visuais; Produção Cultural; Saberes Populares; Cultura LGBTQIA+; Culturas Inclusivas; Patrimônio (material e imaterial); e Povos Tradicionais (cultura indígena, quilombola e afro-brasileira).

Para garantir a transparência e a imparcialidade na seleção dos projetos, a Secretaria Municipal de Cultura também lançou o Edital de Chamamento Público nº 15/2023, que visa a seleção de profissionais para compor o banco de pareceristas técnicos. Os profissionais atuarão na análise e seleção de projetos culturais inscritos nos Chamamentos nº 13 e nº 14, seguindo os critérios do Edital para o qual o projeto foi proposto.

As inscrições gratuitas para os editais de projetos audiovisuais e de premiação ficarão abertas até o dia 27 de novembro e para o edital de pareceristas até o dia 17 de novembro, exclusivamente on-line, no site da Cultura (clique AQUI para acessar os formulários de inscrição). Para habilitar a inscrição os proponentes deverão cumprir todos os requisitos estabelecidos nos respectivos Editais, além de anexarem a documentação obrigatória via formulário eletrônico. Os Editais completos e todas as informações sobre a Lei Paulo Gustavo estão disponíveis no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.