Bloco dos Bonecões é atração do carnaval familiar em São Pedro da Aldeia

Uma das marcas registradas do carnaval familiar aldeense, os Bonecões estão de volta em 2023 para a alegria e diversão dos foliões. Depois de dois anos sem desfiles, devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura retomou a atração tradicionalíssima em São Pedro da Aldeia. O bloco, comandado pela Secretaria Municipal de Cultura, desfila nesta segunda (20/02) e terça-feira (21/02), com saída às 20h da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o empenho da gestão em resgatar a tradição popular dos Bonecões, que já existe há mais de 20 anos. “O Bloco dos Bonecões é uma parte muito importante da nossa cultura, que presta homenagem a personalidades marcantes na história do carnaval de São Pedro da Aldeia. É uma atração muito familiar, que contagia e atrai as famílias por onde passa. Manter essa tradição era um grande compromisso nosso e ficamos muito felizes em ver o sucesso dos Bonecões este ano. Até terça-feira, teremos o desfile do bloco no Centro, levando muita diversão, música e alegria para todos os foliões”, disse.

Inspirados nos tradicionais bonecos gigantes de Olinda, os personagens, confeccionados em isopor e massa de resina, retratam as figuras de Zezé Temporão, Mirtes, Jancerino, Badu, Coraci, Irmãos Rubinho e Filhinho do Correio, Lema, Antonio Garcia, Luis Santos, Brasa, Décio Coroa, Candinho, Nilda, Sandra de Badu e Borrachinha – personalidades que contribuíram para fomentar o carnaval da cidade.

Colaborador há mais de 20 anos da Secretaria de Cultura, o artista plástico Flávio Rangel assina a direção artística da atração. Foi ele que cuidou da restauração dos bonecos para o retorno em 2023, contando com a ajuda dos artistas Márcio Alexandre Simas (Lobinho) e Roger Suriani, que também compõem o time da SEMUC. “É uma satisfação e uma felicidade imensa poder participar do Bloco dos Bonecões nesse grande retorno ao carnaval. Cuidamos de cada boneco com muito zelo, pois eles são um legado da cultura da nossa cidade. É um trabalho grande, mas a nossa equipe é muito competente. A Cultura toda se uniu em torno desse projeto para mantermos viva essa tradição”, destacou.

Nos bastidores, a tradição também se manteve junto aos foliões que fazem questão de carregar os Bonecões na avenida, como Arsênio da Silva Lobo, nascido e criado na cidade. Aos 75 anos, ele lembra com carinho do personagem Jancerino, com quem conviveu no bairro Porto da Aldeia. “Carrego o Jacerino desde o primeiro desfile e tem alguns anos que eu divido essa função com o meu filho, Felipe, que me ajuda. Tenho muitas lembranças do Jancerino, ele tinha uma lojinha de armarinho e gostava muito do carnaval. É sempre uma emoção muito grande carregar essa história”, conta.

Tradição passada de pai para filho: Arsênio e Felipe compartilham a paixão e a missão de carregar o personagem Jancerino
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Este ano, a atração conta com o acompanhamento da banda de marchinha Charanga Carioca, formada pelos instrumentistas Herbert Germano (trombone), Edmar Germano (trombone), Daniel Pereira (bombo), Marcos (saxofone), Vitor Santana (trompete), Valci (trombone), Wellington Negão (bombo), Wallace (bombo) e Lucas Ramos (saxofone). Ao som de marchinhas consagradas do carnaval, os músicos embalam todo o trajeto da Casa da Cultura à Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), passando pelas ruas João Martins, Aluísio Martins de Souza e Feliciano Sodré.

No último sábado (18/02), a família Charret chegou cedo para curtir a atração, ainda na concentração. A enfermeira Luana Cristina, acompanhada do esposo Juan Pedro e dos filhos Juan, de oito anos, e Ana Beatriz, de cinco, falou sobre a emoção da família. “Moramos em São Pedro da Aldeia há 23 anos e sempre acompanhamos o Bloco dos Bonecões. Já acompanhamos os Bonecões até na chuva. É maravilhoso, a criançada adora e, para nós, é sempre emocionante. Sem dúvidas, o melhor carnaval da região é o de São Pedro da Aldeia e os Bonecões contribuem muito para esse clima familiar, que é o grande segredo do carnaval daqui. Está tudo muito bonito e organizado. A prefeitura está de parabéns”, disse.

Família Charret acompanha o Bloco dos Bonecões há anos
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA