A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia recebeu mais uma seletiva destinada à formação da companhia de ballet do município, projeto pioneiro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A segunda audição do Ballet Municipal reuniu candidatos e candidatas, de 13 a 17 anos, que tiveram a oportunidade de demonstrar os seus talentos na área da dança. Os jovens foram submetidos à avaliação de um júri técnico e artístico que, nesta edição, contou com a participação especial da primeira bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão.
Durante a audição, os concorrentes participaram de uma aula de ballet clássico, onde foram avaliados com base em critérios como qualidade técnica, capacidade de improviso, versatilidade e performance. Na ocasião, a bailarina e jurada convidada, Juliana Valadão, compartilhou experiências de carreira e aproveitou para conversar com os jovens aspirantes ao ballet.
Fotos: Divulgação SEMUC/PMSPA
“Conversei com os bailarinos antes e depois da audição sobre o quanto esse momento é importante e o quanto eles precisam dar valor a isso. Não é todo lugar que tem uma companhia tão bacana, que traz acesso à dança e à arte, sendo desenvolvida em um espaço tão legal. Como bailarina saída da Região dos Lagos, vejo o enorme valor que tem sido dado à Cultura em São Pedro da Aldeia, tanto pela preocupação em reinaugurar o Teatro Municipal e vê-lo funcionando bem, quanto pela criação dessa companhia de ballet. É uma iniciativa incrível e muito importante para os jovens, para a cidade e para a região”, destacou Juliana, consagrada pelo coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, como madrinha da companhia.
Fotos: Divulgação SEMUC/PMSPA
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou de perto a programação. “Esta é mais uma importante etapa para a composição do nosso corpo de ballet municipal. Temos muito orgulho desse projeto, que tem dado a oportunidade para os jovens aldeenses de terem acesso à arte da dança e desenvolver novas habilidades. Só temos que parabenizar a todos os bailarinos presentes pelo esforço e dedicação”, disse.
Foto: Divulgação SEMUC/PMSPA
Fernanda Netto é mãe da jovem Cristtal, de 16 anos, uma das candidatas aprovadas na audição e aluna regular da Escola de Artes Municipal. “Esta foi a primeira audição formal que a Cristtal participou e ficamos extremamente felizes com o desempenho dela. Para minha filha, essa aprovação foi um passo muito importante na sua formação e atuação no ballet, ainda mais para integrar o corpo de baile do Teatro Municipal. É um sonho que se realiza. Como mãe e também como cidadã, celebro com muito entusiasmo a criação dessa companhia e gostaria de expressar meu agradecimento ao prefeito Fábio do Pastel, ao secretário de cultura, Thiago, ao coordenador Ramirez, e toda a equipe responsável pela implementação desse projeto tão grandioso e necessário à população local. São Pedro da Aldeia é hoje ponta de lança da vanguarda artística e uma referência para as demais municipalidades do Estado do Rio”, ressaltou a socióloga.
Fotos: Divulgação SEMUC/PMSPA
Segundo o coordenador do Ballet Municipal, o instrutor, bailarino e coreógrafo, Ramirez Menezes, ainda este ano está prevista uma terceira audição para dar continuidade à seleção de novos componentes. “Estamos prezando pela qualidade técnica dos integrantes e a cada ensaio temos evoluído. Desde o início do ano, nós temos feito apresentações em praças e em diversos eventos culturais e comemorativos do município, como o Dia da Beleza Negra e o Dia da Violência contra a Mulher, estimulando a prática da dança e, ao mesmo tempo, levando arte e entretenimento a todos. No último fim de semana, o Ballet Municipal também participou como convidado especial da competição ‘Performance em Grupo’, no Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. Foi uma experiência fantástica para eles”, contou.
Fotos: Divulgação SEMUC/PMSPA
Em São Pedro da Aldeia, a implantação do Ballet Municipal está regulamentada pela Lei Municipal nº 3.002, de 17 de março de 2022.