Casa da Cultura apresenta concerto musical de samba carioca

O ritmo do samba tomou conta da Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia na noite desta quarta-feira (26/07) em mais uma edição do Concerto Musical Gabriel Joaquim. Sob o comando do Grupo Nó na Madeira, a apresentação homenageou os grandes mestres compositores e cantores do samba carioca. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e acontece às quartas-feiras, envolvendo as bandas e grupos musicais contemplados no Edital nº 01/2023.

Apresentação homenageou grandes mestres compositores e cantores do samba carioca
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Abrindo o evento, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques deu as boas-vindas ao público. “O Concerto tem sido um momento muito especial de celebração da música dos mais variados gêneros e também dos artistas da nossa terra. A gente fica muito feliz em ver que a população tem comparecido e prestigiado os concertos na Casa da Cultura”, disse.

Formado pelos músicos Max Oliveira (voz e cavaquinho), Renatinho Nascimento (violão), Fabrício Reis (percussão) e Hermínio Júnior (flauta), o grupo contagiou o público com uma seleção de sambas que marcaram época, passando por sucessos de Cartola, Adoniran Barbosa, João Nogueira e Paulinho da Viola, dentre outros ícones do gênero.

O violonista Renatinho falou sobre a estreia da banda, formada especialmente para a apresentação no Concerto Musical Gabriel Joaquim. “Foi uma emoção diferente e especial. Foi um entrosamento maravilhoso, a plateia toda foi muito participativa, cantou junto com a gente, do mais jovem ao mais idoso. Foi um prazer estar aqui e agradeço ao prefeito Fábio do Pastel e ao secretário de Cultura, Thiago Marques, por incentivar esse renascimento da cultura na cidade”, destacou. “Ficamos muito felizes pela oportunidade de tocarmos nesse projeto, ao lado de amigos e dessa equipe batalhadora da Cultura”, complementou o vocalista Max Oliveira.

O Concerto Musical Gabriel Joaquim acontece desde 2022 e já contou com a participação de mais de 10 bandas, aprovadas nos processos de seleção promovidos pelos editais de chamamento público lançados pela Secretaria Municipal de Cultura. “São Pedro da Aldeia tem muitos talentos escondidos e é muito bacana ter esse espaço onde os artistas podem se mostrar. Fico muito feliz de estar vendo esse investimento na Cultura”, disse Hermínio. “Tive a oportunidade de tocar no carnaval deste ano, nesse Edital, e vejo que a organização da Secretaria de Cultura tem sido excelente, valorizando a cultura e os músicos locais”, completou.

Vinda do Rio de Janeiro, a professora do Ensino Fundamental Helena Cavalcante está passando férias na cidade e aproveitou para curtir a programação ao lado dos filhos, da irmã e do cunhado. “Sempre gostei de samba, principalmente o samba de raiz, porque ele é impregnado de cultura, de emoção e de história. A gente tem que valorizar o que a terra produz e as manifestações artísticas das pessoas que moram aqui, isso é também valorizar a própria cultura aldeense, que é tão rica e tão vasta. Trazer isso para o público de uma forma gratuita é maravilhoso, é algo que não tem preço. Eu tenho casa em São Pedro da Aldeia há 21 anos, sempre vim para cá e consigo perceber hoje esse cuidado que a administração está tendo com a cidade. Parabéns ao prefeito Fábio pela ótima gestão e pelas iniciativas que ele está tomando não só na área da Cultura, mas no Transporte, na Educação, na Infraestrutura”, disse.

Helena Cavalcante curtiu a programação ao lado dos filhos, da irmã e do cunhado
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA