Casa da Cultura apresenta exposição sobre a história da Aviação Naval a partir desta quarta-feira (02)

Pelo segundo ano consecutivo, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar a exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval”. A mostra será aberta nesta quarta-feira (02/08) em comemoração ao aniversário de 107 anos da Aviação Naval, celebrados em 23 de agosto. Os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto peças do acervo do Museu da Aviação Naval e se divertir em um simulador de voo em helicóptero, além de participar de palestras. O evento é resultado de uma parceria entre o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil e a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A visitação é gratuita e segue até o dia 31 de agosto.

A exposição tem como objetivo aproximar a Aviação Naval da sociedade, demonstrando as atividades desempenhadas pelo corpo de oficiais da Marinha em prol da população aldeense e do país, sob o lema “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”. A mostra vai exibir maquetes dos esquadrões, de helicópteros e aviões, fotografias e equipamentos de busca e resgate de náufragos, além de painéis ilustrados que contam a história da Aviação Naval e sua chegada a São Pedro da Aldeia e uma tour virtual em 360 graus pelo Museu da Aviação Naval.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou a realização de mais uma edição da mostra na cidade. “A Casa da Cultura, mais uma vez, abre suas portas para contar a história dessa instituição tão importante, que desde a década de 1960 vem contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. Será mais uma excelente oportunidade para que a população conheça o trabalho da Força Aeronaval”, disse.

Uma das novidades deste ano é o simulador de voo, montado sob uma cabine de helicóptero interativa. A proposta é despertar, de forma lúdica, o interesse em conhecer e explorar a atividade dos pilotos de helicópteros. Na cabine, os visitantes poderão curtir um sobrevoo virtual pela cidade de São Pedro da Aldeia, passando pela Lagoa de Araruama, a Igreja Matriz e outras atrações da cidade.

Como parte da programação da mostra, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, às 15h, a Aviação Naval vai promover um circuito de palestras gratuitas com os temas “As portas de entrada para ingresso na Marinha”, “A História da Aviação Naval” e “Os Esquadrões e suas missões”. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares).