Casa da Cultura inaugura Feira Literária nesta segunda-feira (16)

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar a 3ª edição da Feira Literária de São Pedro da Aldeia, a FLISPA. A abertura do evento acontecerá nesta segunda-feira (16/10), à 19h. A programação de inauguração contará com a presença de autores, sessão de autógrafos, lançamento da antologia “A Aldeia de Pedro — Poemas, Contos e Personalidades” e apresentações culturais. A feira ficará instalada no espaço até o dia 1º de novembro, com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a chegada da Feira na Casa. “Ficamos muito felizes em sediar pelo terceiro ano consecutivo a Feira Literária de São Pedro da Aldeia. Todo ano esse evento tem fomentado a leitura e aberto espaço para os autores locais, que contribuem para impulsionar o nosso cenário literário. Será uma excelente oportunidade para que a nossa população possa conhecer e adquirir obras dos escritores da nossa cidade”, disse.

Mais de 100 obras literárias, como romances, contos, antologias poéticas e livros infantis, estarão em exibição e à venda no espaço. A programação deste ano conta com a participação de mais de 20 autores locais, além de instituições como a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e a Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF). Com o tema “a mão que cria é a mesma que escreve”, a edição este ano contará, ainda, com uma feira de artesanato composta por produtos produzidos por artesãos da cidade.

O evento é uma organização da Aldeia Editora em parceria com a Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica. Idealizador do evento, o escritor Renato Fulgoni falou sobre a proposta desta edição. “Esse ano a FLISPA homenageia os nossos queridos e talentosos artesãos, que são pessoas que representam nossa cultura através de sua arte, de suas habilidades com manuais. A Feira é um convite para refletirmos sobre como as formas de expressão cultural estão interligadas. Por isso a escolha do tema ‘A mão que cria é a mesma que escreve’. A novidade deste ano é que na compra de um livro, os visitantes ganharão um cupom para concorrer a cursos EAD de extensão e aperfeiçoamento, além de uma bolsa integral de graduação curso de Tecnologia da Informação. Daremos todas as informações no local”, destacou.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.