Secretaria de Cultura realiza oficina tira-dúvidas do Edital de Chamamento de Artistas

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia vai promover uma oficina tira-dúvidas sobre o Edital de Chamamento Público nº 12/2023, voltado à seleção e contratação de artistas da cidade. A atividade acontecerá em dois dias, na segunda-feira (16/10), das 18h30 às 20h30, e na terça-feira (17/10), das 14h às 17h. A programação inclui, ainda, instruções gerais para a elaboração de portfólio artístico, um dos itens indispensáveis para a inscrição no Edital. A oficina será realizada no Cine Estação e a participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (50 vagas).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite aos artistas, produtores, grupos e coletivos culturais da cidade. “As inscrições para o Edital de Chamamento de Artistas já estão abertas e é muito importante que os candidatos entendam e conheçam quais são os critérios e pré-requisitos para a participação, além de estarem com os seus portfólios atualizados. Aqueles que ainda não têm portfólio, esta será uma excelente oportunidade para aprender como montar esse documento, que é fundamental para a comprovação da atuação artística”, destacou.

Na oportunidade, os participantes poderão apresentar suas dúvidas e obter orientações acerca das exigências e a documentação necessária. A programação inclui a leitura do Edital, o passo a passo para o preenchimento do formulário de inscrição e cadastro no Mapeamento Cultural, disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura, e instruções para a montagem do portfólio – documento que reúne uma série de informações que comprovam a trajetória do artista. A oficina será ministrada pela assessora técnica da pasta, Josephane Lima, como parte das atividades do Núcleo de Formação Cultural da SEMUC.

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro, ao lado da Casa da Cultura.

O Cine Estação fica localizado no Centro, ao lado da Casa da Cultura
Foto: Raíra Morena/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA

Sobre o Edital

Lançado na última terça-feira (10/10), o Edital de Chamamento Público nº 12/2023 visa a seleção e contratação de artistas para apresentações em eventos e projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura em praças e nos bairros, incluindo o Natal 2023 e o Carnaval 2024.

Podem se inscrever animadores culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais da literatura e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica, que tenham atuação artística/cultural comprovada durante um período mínimo de dois anos, sendo duas atuações na cidade. Para as performances, os profissionais receberão uma remuneração que varia de acordo com a categoria prevista no Edital.

As inscrições seguem abertas até o dia 25 de outubro, de forma on-line, no site da Cultura, acessando o link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/. O Edital nº 12/2023 também está disponível no site (clique AQUI para acessar).