Secretaria de Cultura lança novo edital para contratação de artistas

Estão abertas as inscrições para o novo Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever animadores culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais da literatura e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica. O processo seletivo visa a contratação de 147 atrações artísticas para apresentações em eventos e projetos realizados pela pasta em praças e nos bairros, incluindo o Natal 2023 e o Carnaval 2024. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro, de forma on-line, no site da Cultura, acessando o link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/ (clique AQUI para acessar o Edital nº 12/2023 com a lista de documentações e exigências).

O Edital apresenta categorias inéditas, como “Música Popular Gospel”, “Performance Literária” e “Cultura-afro”, incluindo os segmentos de dança afro e culinária tradicional. Para participar o candidato deverá residir no município, ter idade mínima de 18 anos, estar inscrito no Mapeamento Cultural e estar com o portfólio devidamente atualizado. Caso o candidato seja menor de idade, será necessário a apresentação de um representante legal.

Além disso, os interessados devem comprovar atuação artística/cultural durante um período mínimo de dois anos, sendo duas atuações comprovadas na cidade. No caso de grupos ou bandas, ao menos um integrante deverá residir na cidade. Para as performances, os profissionais receberão uma remuneração que varia de acordo com a categoria prevista no Edital.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a abertura de mais um Chamamento Público voltado à artistas da cidade. “Os Chamamentos Públicos são parte importante da nossa política de democratização do acesso aos recursos públicos. São mecanismos de fomento fundamentais para que possamos fomentar a arte, valorizar e reconhecer o trabalho promovido pelos artistas da nossa cidade. Os profissionais credenciados durante o processo de seleção terão um papel fundamental na realização da nossa programação de eventos e shows, como o Concerto Musical Gabriel Joaquim, o projeto Aldeia em Cena, a Feira Cultural Itinerante, o Natal deste ano e o Carnaval 2024, dentre outros”, destacou.

A análise técnica e pontuação das propostas inscritas ficarão a cargo das respectivas Comissões de Curadoria, com base em critérios preestabelecidos no Edital. O resultado final do Chamamento Público, com a listagem dos contemplados, será publicado no Diário Oficial do Município.

Visando facilitar o acesso aos candidatos, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará computadores para os artistas que não tiverem acesso à Internet durante todo o período de inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. A sede da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255. Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.