Cine Estação sedia exibição de filme contemplado pela Lei Aldir Blanc

O Cine Estação, em São Pedro da Aldeia, foi sede para uma exibição especial do filme “Uma Noite de Natal”, do cineasta, ator e produtor cultural Juan Carlos Sampaio. A obra foi lançada em outubro de 2021 na Internet e exibida em 2022 e foi um dos 47 projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc no município, via Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva. A produção está disponível para acesso gratuito no Youtube (clique AQUI para acessar).

A atriz Vânia Petra e o cineasta e produtor cultural Juan Carlos durante a exibição do filme no Cine Estação
Divulgação

Em “Uma Noite de Natal”, Vânia Petra interpreta uma mulher diabética isolada pela pandemia da Covid-19, que utiliza seu blog na Internet como o principal meio de contato com o mundo. Na noite de Natal, quando a conexão é perdida, ela tenta se encontrar com a sua realidade mergulhando em uma busca pelo significado da vida e do seu propósito no mundo. As angústias e rotinas de uma restrição alimentar são postas à prova quando ela recebe um presente misterioso.

Trama gira em torno da personagem Val, que vive período de isolamento social na época do Natal
Reprodução/Youtube

O filme busca representar os limites da saúde mental durante a pandemia e a dependência da comunicação mediada, não só pela Internet, mas pelos personagens virtuais que se alimentam dos conteúdos gerados pelos seus criadores. “Isolamento social não significa solidão. As condições impostas pela pandemia da Covid-19 modificaram de forma radical os cotidianos. O novo normal traz a solidão assistida como sinônimo de segurança e a Internet como redentora. São sobre esses aspectos que o filme se debruça”, explica o cineasta, que é fundador de uma das mais antigas produtoras de filmes e peças teatrais da cidade, a Ocioso’s Produções Artísticas.

Filme busca representar os limites da saúde mental durante a pandemia e a dependência da comunicação mediada
Reprodução/Youtube

“Uma Noite de Natal” foi um dos 12 projetos contemplados pelo Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, na categoria “Programa de Desenvolvimento da Cultura Popular I”, e conta ainda com participações especiais e trilha sonora assinada por artistas locais. Em respeito às medidas de segurança contra a disseminação da COVID-19, a sessão de exibição do filme, no Cine Estação, foi restrita a convidados.

Devido à pandemia, sessão na sala do Cine Estação foi restrita a convidados
Divulgação
Obra conta com participações especiais e trilha sonora assinada por artistas locais

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva

Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital de premiação contemplou projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram classificados. Como contrapartida, os beneficiários devem garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

“Foi justamente no período da pandemia que o trabalho do agente cultural, artista, produtor e dos técnicos ocupou um um outro olhar, principalmente no interior. Para mim, assim como para dezenas de outros profissionais da cultura, o acesso ao recurso da Aldir Blanc foi fundamental para a manutenção das nossas atividades. Agradeço à gestão da Secretaria de Cultura pela parceria nesse projeto com a cessão do espaço do Cine”, complementou o artista.

Foto: Divulgação

Mais informações sobre os projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia podem ser obtidas na página oficial da Secretaria de Cultura no Facebook, em www.facebook.com/culturapmspa.