São Pedro da Aldeia vai debater Sistema Municipal de Cultura em série de encontros

O funcionamento do Sistema Municipal de Cultura – um dos principais instrumentos de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas culturais – será o tema principal da série de encontros que serão promovidos pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. A programação tem início nesta segunda-feira (21), às 18h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro. Artistas, produtores e agentes culturais, arte-educadores e pesquisadores da área cultural estão convidados a participar.

Estão previstos, ao todo, três encontros presenciais, nos dias 21 de fevereiro, 21 de março e 18 de abril, sempre às 18h. A cada reunião, serão apresentadas as etapas de execução e cumprimento do Sistema Municipal de Cultura, instituído pela Lei nº 2.527/2014, e os participantes poderão acompanhar as novidades e mudanças estruturais do setor.

“Entender o funcionamento do Sistema Municipal de Cultural é fundamental para quem atua na área. Também teremos atividades importantes durante os encontros: a conclusão do processo de eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, a posse e a revisão do Plano Municipal de Cultura, que será acompanhado bem de perto pelo Conselho”, destacou a o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

A gestão no âmbito das políticas culturais, o Conselho de Cultura, o Plano de Cultura, o Fundo de Cultura e os mecanismos de formação cultural, incentivo e indicadores culturais estão entre as temáticas que serão abordadas. Segundo a consultora Cleise Campos, a proposta é estimular a participação da sociedade civil no andamento e acompanhamento das ações previstas no Sistema de Cultura.

“A sociedade civil, presente no Conselho, fóruns e conferências, é parte integrante desse sistema. Promover esses espaços de trocas, propostas e encaminhamentos junto ao Poder Público é muito importante para entrelaçar objetivos comuns no arcabouço das ações, projetos e atividades da Cultura”, finalizou Cleise.

Todos os encontros presenciais adotarão os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19.