Período de matrículas na Escola de Artes Municipal começa nesta segunda-feira (14)

Os moradores de São Pedro da Aldeia que tenham interesse em ingressar em uma das turmas da Escola de Artes Municipal em 2022 devem ficar atentos ao período de matrículas. O prazo será aberto a partir das 9h desta segunda-feira (14) e segue até as 16h30 do dia 25 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas on-line, na página da Secretaria de Cultura no site da Prefeitura, ou presencialmente na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro. Este ano, são oferecidas 480 vagas distribuídas em oficinas gratuitas de dança, música, teatro, artesanato e desenho, com aulas presenciais, do infantil ao adulto.

De acordo com a diretora da Escola de Artes Municipal, Luiza Mendes, a grande novidade este ano é o retorno das aulas 100% presenciais, respeitando as recomendações das autoridades de saúde. “Todas as medidas de segurança sanitária, que incluem a higienização dos espaços, uso obrigatório de máscara de proteção facial e do álcool em gel, serão adotadas para garantir um retorno seguro às salas de aula. Estamos muito felizes em anunciar o retorno presencial e esperamos que seja um ano letivo de muito sucesso e evolução para os nossos alunos”, destacou.

O atendimento para inscrições presenciais na Casa da Cultura acontecerá em dois turnos, das 9h às 11h30, e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. O espaço fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Para quem tem acesso à Internet, as inscrições poderão ser feitas diretamente na página da Secretaria de Cultura, no site da Prefeitura, em http://pmspa.rj.gov.br/secretarias-pmspa/secretaria-de-cultura/.

Alunos já inscritos na Escola de Artes em 2021 e estudantes de escola pública terão prioridade na ordem do preenchimento das vagas.

Documentação e modalidades

Para novas matrículas, os interessados deverão apresentar declaração escolar, duas fotos 3×4 e cópias das certidões de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e CPF. No caso de renovação de matrícula, será exigida a apresentação de declaração escolar, comprovante de residência atualizado e a entrega de duas fotos 3×4.

Este ano, serão abertas turmas de ballet clássico, dança do ventre, sapateado, jazz, teclado, violão, teatro, alongamento, desenho e arte em feltro. Os pré-requisitos, faixas etárias, dia e horário da turma e o número de vagas destinado para cada oficina poderão ser conferidos nos formulários eletrônicos de inscrição, na página da Cultura. Havendo disponibilidade de vaga e compatibilidade de horário, um mesmo aluno pode se inscrever para até duas oficinas diferentes.

A Escola de Artes fica localizada no prédio anexo ao Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na Rua Francisco dos Santos Silva, n° 555, no bairro Nova São Pedro (fundos). Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail escoladeartes2018@gmail.com.